“A sabedoria suprema é ter sonhos bastante grandes para não se perderem de vista enquanto os perseguimos.” - William Faulkner

Acreditamos que a nossa missão possa continuar a dar os contributos para a valorização da cidade e dos seus cidadãos.

Cumpriu-se mais um ano de programação que enquadrou e promoveu uma diversidade de projectos que consideramos positivos.

Os meios e a disponibilidade dos recursos para o CCC são em parte resultado da nossa actividade na relação com os públicos e das organizações que fazem deste espaço um espaço de convivialidade, de fruição e de promoção. A outra, como todos sabem, advém do apoio da autarquia.

Para este período do ano as nossas propostas consagram a fruição de várias áreas artísticas e culturais, realçando mais uma estreia, desta feita do projecto “Pé na terra, Cabeça no ar”, projecto de teatro-dança com o Rancho Folclórico da Fanadia e Ginastas do Acrotramp Clube das Caldas, que pela mão da actriz caldense Mafalda Saloio, que é este ano a artista residente, terá estreia com mais um envolvimento da comunidade caldense. Também queremos realçar a apresentação pública do projecto literário de Isabel Castanheira “As Caldas de Bordalo” e o regresso de Sandra Roda a Caldas, com a exposição ”leva-me às Costas”, bem como a residência dos Acrobatas de Pequim no CCC, onde abrirão o seu tour português com espectáculo a 21 de Novembro, para além da restante programação.

Relembramos uma vez mais que o nosso trabalho é a base da nossa argumentação e que continuaremos no caminho que nos propuseram, sabendo que as dificuldades são reais e que nós, sem qualquer tipo de privilégios, travamos batalha atrás de batalha para proporcionar aos Caldenses e Oestinos um local onde acontece e faz acontecer.

Criar espaço de intervenção e de criação é um dos objectivos que perseguimos, mas com realismo financeiro, tentando gerir o desperdício e criar mais valias sustentáveis. Porque além do que se vê no CCC, o espaço também tem que se sustentar, desde a limpeza à fechadura, desde a água à electricidade, aos equipamentos e promoção, ao visível e ao invisível. Para quem julga, sem conhecer, a operacionalidade desta casa, tudo parece fácil, tudo parece estar conseguido e adquirido. Enganem-se, pois todos os dias temos que arregaçar as mangas e garantir que não haja perturbações para garantir uma prestação de serviços continuada.

Confrontamo-nos diariamente com as mutações dos gostos e da cultura que hoje se fazem a uma velocidade estonteante, os pressupostos sociológicos estão em transformação muito mais acelerada, a disponibilidade e a convergência de interesses da população em tempo de crise acentuada é penalizadora para a cidadania, porque retrai, inibe, desconvoca e desmobiliza.

Também os meios de imagética que formam o gosto, o vinculativo, o adquirido, sofreu grandes alterações porque reduzimos o nosso espaço de relações interpessoais e hoje, quase sem nos dar conta, somos referência apenas para consumo de produtos comerciais.

Mas atentem, porque a natureza da nossa cultura possui na sua génese histórica princípios que não devemos ignorar ou substituir por facilitismos ou modismos, sob pena de nos estarmos a transformar em criaturas de consumo que estão sempre na moda, seja isso o que for!

Uma parte da nossa acção possui ainda o sonho, porque apesar de tudo, temos conseguido propor e organizar propostas para vários públicos e para alguns sectores da população, que pelas experiências aqui partilhadas nos têm conferido o ensejo e o interesse de continuarem a identificar este espaço como um espaço seu!

Obrigado a todos aqueles que também nos têm ajudado nesta caminhada.

Diretor Geral / Programador

Carlos A. Ribeiro Mota

  • 160/220
  • 160/220
  • 160/220
  • 160/220

Morada

  • Rua Dr. Leonel Sotto Mayor
    2500-227 Caldas da Rainha

+39° 24' 21.6606",
-9° 7' 53.2056"

Contactos

  • 262 094 081 / 262 889 650
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Newsletters

 

Redes sociais