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Época 2013 / 2014 - Dimitris Andrikopoulos

Biografia 

Dimitris Andrikopoulos nasceu em 1971 em Larissa (Grécia).

Começou os seus estudos musicais de Viola d´ Arco e de Teoria Musical obtendo em 1989 os diplomas em Harmonia e em Orquestração de Orquestra de Sopros. Em 1992 em Atenas, diplomou -se nos cursos de Viola d´Arco e de Contraponto.

Continuou os seus estudos na Holanda, na Escola Superior de Artes de Utrecht com Ron Ephrat. Em 1996 obteve o diploma de professor de viola d´arco e dois anos mais tarde o diploma de solista na Escola Superior de Artes de Maastricht com H. Guittard.

Concluiu, como Violetista, em 2000 a pós-graduação em Música de Câmara com estudo de repertorio de Século XX.

No mesmo período começou com os seus estudos de composição na Escola Superior de Música e Dança de Roterdão com Klaas de Vries. Em maio de 2004, concluiu a pós-graduação em Composição e ao mesmo tempo, foi lhe atribuído o Prémio de Composição da Escola Superior de Música e Dança de Roterdão.

Um dos seus interesses principais é a interação das diferentes disciplinas na música e principalmente a combinação da música acústica e electrónica.

Foi selecionado como Participante Ativo para o "Centre Acanthes 2005" em Metz onde trabalhou com W. Rihm, P. Dusapin e A. Solbiati. A sua obra "Nyx" para orquestra foi executada no Concerto Final pela Orchestre National de Lorraine.

Colaborou com vários grupos, em vários países europeus como, Asko Ensemble, Mondrian Quartet, Remix Ensemble, Nederlands Ballet Orkest, Orchestre National de Lorraine, a Orquestra Nacional de Atenas, Colors Contemporary Music Group, !Ynx Ensemble, Duo Palmos, Jazz Orchestra of Matosinhos, Drumming Grupo de Percussão, e intérpretes como, Miquel Bernat, Sérgio Carolino, João Barradas, Margriet van Reisen, Lefki Karpodini, Lorenda Ramou entre outros.

Ganhou vários prémios de Composição como, em Maio de 2002 ,o Primeiro Prémio no concurso NOG para Jovens Compositores, com a obra "Antiparathesis" para Violino e Orquestra.

Em 2010 foi-lhe atribuído o COMPASS Price (Centre for Composition and Associated Studies) da Universidade de Birmingham para a obra “Metamorphoses I” para Ensemble.

Em 2012 foi-lhe atribuído o “ITEA / Harvey Phillips Award for Excellence in Composition” para a obra  “Anathema I” para Contrabass Tuba e Bayan.

Desde 2004  é docente de composição na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE) do Instituto Politécnico do Porto.


"Retratos da Crise" 

“A crise sente-se. Está em todo o lado. Na boca de todos. Na rua. Onde quer que seja. Portanto, se a crise se inscreve, se escreve, se é representada, e extravasa os limites do suportável, e ameaça os fundamentos da democracia, e reduz a escombros o sonho de muitos e faz da angústia uma intolerável forma de vida, então é preciso tentar perceber o que é a crise, os seus fundamentos, o seus antecedentes, e ainda as vias que possam alimentar hipóteses de superação e também aquelas cuja validade, mesmo se justi­ficada em nome de ciência certa, resultam, a­nal, em mais crise. Neste ciclo, contudo, se a retórica política nos interessa enquanto narrativa da crise, a verdade é procuramos ir ao encontro dela de modo diferido, digamos assim, sendo que chegar até aí passa pela exploração de representações simbólicas da memória de outras crises, do passado olhado como presente que é já futuro, de um aqui e agora narrado com recurso a ferramentas e linguagens transversais num registo do qual a experimentação e a imaginação criadora são elementos cruciais da interpelação e do entendimento do

mundo.” Jorge Campos, Narrativa da Crise/ Crise da Narrativa, Ciclo de Fotografi­a e Cinema Documental - 9ª Edição, Imagens do Real Imaginado, 2012.

A origem deste projeto, em particular, nasceu do convite feito pelo departamento Artes da Imagem da ESMAE (Porto) para a 9ª Edição do Ciclo de Fotografi­a e Cinema Documental 2012. A utilização de ­lmes do início do século XX, serviu de mote principal para retratar uma sociedade que de certa forma não está longe da nossa realidade atual. Filmes dos realizadores Griffith, Metzner e Van Dyk, são aqui utilizados com a sonoplastia do duo.

"Eurídice após Orfeu"

A partir do mito de “Orfeu e Eurídice”, retoma-se a narrativa da paixão amorosa que sobrevive à própria morte adquirindo, deste modo, o estatuto de eternidade. Uma mulher – para lá da vida e da morte – obtém uma licença excecional para visitar, uma última vez, o seu amado. No entanto, e apesar de toda a paixão que a percorre, ela opta por não o fazer, preferindo guardar a memória da plenitude do seu amor, em lugar de seguir o homem que a ama, de volta à vida. Do lugar sombrio em que se encontra conta a sua história a um misterioso Senhor Presidente, narrando o eco de uma paixão subtil e impiedosa que contém toda a grandeza e mesquinhez da vida e da morte.

Workshop -  "Compor é fi­xe!!!!"

Técnica, forma, harmonia, timbre, dramaturgia e linguagem musical são questões que os compositores estão a lidar e reflectir-se numa base diária. Há muitas maneiras de abordar as questões acima postas e há muitas direções que têm sido seguidas ao longo da história da música, com a ­finalidade de resolver problemas e lidar com as várias possibilidades apresentadas.

Este curso é dirigido a jovens a partir de 14 anos e para adultos, amantes da música, que sentem-se a necessidade de criação musical e querem embarcar nesta viagem cheia de surpresas.

A metodologia que vai a ser seguida não seguirá o caminho seco e muitas vezes extremamente limitando, baseado no estudo técnico, mas partirá do elemento mais essencial da música: o som!

Cada participante é chamado para trazer o seu instrumento (tradicional ou elétrico) e, com a orientação dos tutores envolvidos, pesquisar as possibilidades de timbre e de som que pode ser produzido. Com esta forma, os participantes vão começar a entender a grande quantidade de possibilidades dentro e fora do âmbito tradicional de interpretação, que os seus instrumentos oferecem.

Pequenos conjuntos, formandos pelos participantes vão começar a improvisar / criar as suas próprias composições.

Desta forma, e com a orientação dos tutores, questões importantes, como a ideia musical, forma, contraste, harmonia e textura vão ser introduzidos lentamente, mas a partir de uma abordagem criativa e não de um ponto de vista teórico.

Como resultado ­final, as atividades serão encerradas com um pequeno concerto, onde os participantes irão interpretar os trabalhos criados durante o curso.

"Inside the Apple 2014"

“Inside the apple” é o segundo projeto proposto pelo Dimitris Andrikopoulos durante a sua residência artística no CCC.

A ideia por trás deste projeto é baseada no poema homónimo de Jehuda Amichai, um poeta Israelita proeminente. O poema retrata a intimidade, as relações emocionais fortes e a paixão, com um caráter quase elegíaco que realça fortes a­rmações sobre a vida e sobre as relações interpessoais. Cinco artistas, António Aguiar (contrabaixo), Dimitris Andrikopoulos (eletrónica), Nuno Aroso (percussão), Sérgio Carolino (tuba), e Laetitia Morais (vídeo/multimedia) se reúnem para pesquisar a essência das ideias acima referidas nas diferentes transformações musicais, criando uma espetáculo que conecta tudo em som e imagem.