Época 2016 / 2017 - Miguel Costa

Biografia

O cineasta Miguel Costa, estudou cinema na ESTC - Escola Superior de Teatro e Cinema, tendo ainda frequentado diversos Workshops na área do cinema e fotografia. Como realizador, trabalhou com figuras de grande destaque no panorama intelectual e cultural, nacional e internacional, tais como o Maestro António Victorino D´Almeida, Júlio Pomar, Maria de Medeiros, Maria do Céu Guerra, Paulo Pires, André Gago, Olga Prats, Inês de Medeiros, Artur Pizarro, Erika Pluhar, Ingeborg Baldazti, Anne Victorino D’ Almeida, Ricardo Carriço, Vitor Norte, entre muitos outros. O seu filme em curta-metragem intitulado “No Divã”, foi selecionado e exibido no Short Film Corner do Festival de Cinema de Cannes e nomeado para Melhor Argumento e Melhor Produção em Lingua Estrangeira, no festival de cinema Madrid International Film Festival. Escreveu os argumentos de duas longas-metragens, “Aesthesis” e “Síndroma” e diversas curtas-metragens que realizou.

No ano de 2015 foi convidado pelo festival Macao Script Road, para juntamente com o realizador João Botelho, representarem o cinema português, onde apresentou a curta-metragem de ficção “No Divã” e o documentário de longa-metragem “A Poética de António Victorino D’ Almeida”.

Tem colaborado por diversas ocasiões com a RTP 2, para quem realizou os documentários “A Poética de António Victorino D’ Almeida”; filmado em França, Inglaterra, Áustria e Portugal e, ainda, o documentário “Olga Prats e os Compositores Portugueses”. Realizou os concertos apresentados no CCB e CCC sobre o espectáculo “Pássaros eternos” de Maria de Medeiros.

Na zona Oeste, realizou documentário em longa-metragem sobre o artista Ferreira da Silva “Em teu Corpo meu Corpo”, o concerto “Improvisação a Óbidos”, por António Victorino D´Almeida e diversos trabalhos para a Região de Turismo do Oeste, CCC e Município das Caldas da Rainha. Durante 4 anos trabalhou como realizador de informação na TDM, televisão de Macau e no Canal de Notícias de Lisboa - CNL, onde realizou debates, documentários e inúmeros programas de informação.

Na Expo 98 foi realizador de cerca de 80 concertos na Praça Sony.

Realizou diversos videoclips e efectuou a direcção de fotografia para o videoclip “Secreta” da artista Mísia, com realização de Maria de Medeiros.

Efectuou a direcção de fotografia da longa-metragem “O Tempo e as Bruxas” de António Victorino D’ Almeida.

No campo publicitário trabalhou com algumas das maiores empresas e instituições portuguesas, como a Galp, Sonae, Brisa, Grupo Mello, BCP, Associação de Turismo de Lisboa, Turismo de Macau, Oceanário de Lisboa, entre muitas outras.

Recebeu o 1º prémio no The 20th International Film Festival Agrofilm 2003 (Eslováquia) e o 1º prémio na categoria de “Vida Humana” do II Finisterra– Festival Internacional de Cinema de Arte e Turismo.

Autor de várias fotografias artísticas presentes em bancos de imagem alemães e ingleses. Durante cerca de 5 anos foi professor de Multimédia, Comunicação e Fotografia na ETEO.

 

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA CCC’16

Para a residência artística no CCC, Miguel Costa propõe a realização de 2 curtas-metragens sobre a cidade das Caldas, nas quais dirigirá a equipa de Multimédia do C.C.C., bem como alunos do Curso de Multimédia da Escola Bordalo Pinheiro, que farão parte integrante das diversas equipas de filmagem e pós-produção. Além destes dois pequenos filmes, Miguel Costa irá idealizar os formatos de realização para os eventos;  Caldas Nice Jazz e Watercolor Meeting, coordenando e dando formação à equipa de Multimédia do CCC, tentando desta forma implementar novos paradigmas nos métodos de trabalho. Cada um destes projectos culmina com a sua exibição no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, à população das Caldas da Rainha.

1. Videoarte - “O cidadão e a cidade” Este trabalho de Videoarte, em curta-metragem, pretende ser uma dissertação visual e sonora tendo como enfoque principal o contraste idiossincrático e estético, de alguns dos diferentes modos de vida patentes na cidade das Caldas. Os diferentes tempos, estímulos, opções estéticas, nuances cromáticas e formais, conscientes ou inconscientes à figura retratada, marcaram os ritmos e as cadências deste trabalho, que pretende abranger transversalmente a sociedade caldense.

2. Minidoc “Low budget Free Sound” - Neste filme documentário em curta-metragem, serão acompanhados ensaios de algumas bandas caldenses de cariz experimentalista, essencialmente compostas por estudantes. O grande ponto de interesse é a vertente criativa patente na liberdade de acção do artista, ainda livre de qualquer compromisso estético ou comercial. A osmose sensorial e musical, servirá de mote a este trabalho.

3. Coordenação do projecto de filmagens Caldas Nice Jazz e Watercolor Meeting  - Miguel Costa irá idealizar o formato de realização e coordenar as filmagens dos eventos Caldas Nice Jazz e Watercolor Meeting, a realizar pela equipa de Multimédia do CCC, apoiada eventualmente pelos alunos da Escola Rafael Bordalo Pinheiro. Pretende-se desta forma utilizar os seus conhecimentos nas áreas do documentário, ficção e espectáculos, para através da formação criar novos paradigmas de realização na equipa de Multimédia do CCC.

  • 160/220
  • 160/220
  • 160/220
  • 160/220

Morada

  • Rua Dr. Leonel Sotto Mayor
    2500-227 Caldas da Rainha

+39° 24' 21.6606",
-9° 7' 53.2056"

Contactos

  • 262 094 081 / 262 889 650
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Newsletters

 

Redes sociais