Skip to main content

5 Ago. 1

Exploratório, Centro de Ciência Viva

Dia 05 e 06 Agosto

Nos dias 5 e 6 de Agosto, o Exploratório, Centro de Ciência Viva de Coimbra, vai ajudar a desvendar os segredos do firmamento na zona Oeste do país.

No dia 5 faremos uma observação nocturna onde vamos explorar as constelações de Verão como o Escorpião, o Sagitário e a Águia, e olharemos também para as constelações circumpolares como a Cassiopeia e as Ursas Maior e Menor. Com o auxílio de telescópios poderemos ainda observar Júpiter, Saturno, Marte e Neptuno, as crateras da Lua e inúmeras nebulosas, enxames e estrelas múltiplas!

No dia 6 observaremos o Sol, recorrendo a dois telescópios com filtros adequados que nos permitem identificar em segurança protuberâncias, filamentos, manchas solares e muitos outros detalhes da superfície da estrela mais próxima do nosso planeta.

As observações serão complementadas com software de astronomia que permitirá aos participantes visualizar o firmamento nos moldes de um planetário e simular eclipses, as várias fases da Lua, ampliar estrelas e planetas e receber informações detalhadas acerca de milhares de corpos celestes.

Dia 05 Agosto (Sexta-feira)

Horário: 22:30

Dia 06 Agosto (Sábado)

Horário: 11:00

Numero máximo de Inscrições*: 15

Preço (2 pessoas): 2,50 €

*(cada inscrição é válida para duas pessoas)