Skip to main content
M/6

18 Nov. 21:30

A SUL + B FACHADA + STEREOSSAURO “TRISTANA” | SEASON IMPULSO 2023

Bilhete Geral: 10€
Bilhete Estudante: 6€

A SUL é o nome artístico de Cláudia Sul, produtora e compositora lisboeta. Apresenta-nos o EP “Já Agora”, onde procura simultaneamente evocar um espírito de retorno à Natureza como forma simbólica de aproximação e introspecção sobre o espaço íntimo e profundo do indivíduo. Uma ode a tudo aquilo que nos bloqueia, que nos faz viajar para um mundo inocente e seguro, longe das responsabilidades do real.


Voz, guitarra e piano: Cláudia Sul | Guitarra: Tiago Santos | Bateria: Teresa Braga | Baixo: João Figueiras


Na música popular portuguesa do século XXI não há outra figura como B Fachada. Compositor, multi-instrumentista e produtor tem-se notabilizado desde 2007 por um espantoso, e até certo ponto impiedoso, ritmo de edições, através do qual frequentemente subverte o cânone e converte os dogmáticos, baralha as expetativas e expetora a maralha, coça rótulos, caça ruturas. Entre formatos físico e digital, lançou cinco EP, três mini álbuns charneira e sete registos de longa-duração, chegando à obra-prima “Rapazes e Raposas” lançada sem aviso prévio em 2020. Testemunhar o ato de comunhão em que se transformaram os seus concertos, é compreender tratar-se de um autor tão ouvido quanto vivido. Talvez por isso se diga que a sua obra é indistinguível de quem a consome. Se quase duas décadas de atividade artística profissional independente sugerem alguma coisa é a de que, como poucos, Fachada está interessado em questionar convenções no seu próprio tom, no seu próprio tempo, nos seus próprios termos.


Voz, guitarra braguesa e pianete: Bernardo Fachada

“Tristana", o novo disco de Stereossauro, é uma viagem sobre a perspetiva feminina. Um tributo às mulheres, às mães, às irmãs, à sua força e ao seu triunfo em situações sistematicamente desfavoráveis, abordando assuntos como a violência doméstica, a saúde mental, as oportunidades perdidas e os desgostos amorosos. É um percurso em tons noturnos, intimista e realista, numa ode à resiliência e à vida. Assente na voz de Ana Magalhães, "Tristana" combina a nossa música tradicional- a voz do Fado e a guitarra portuguesa - com a eletrónica, os sintetizadores e as caixas de ritmos.


Produção, sampling e eletrónica: Tiago Norte | Voz: Ana Magalhães