Skip to main content

10 Mar. 18:30

EMBARCAÇÃO DO INFERNO - OFICINA DE PROFESSORES

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

   

 

10 de Março - Das 18h30 às 20h30
11 de Março - Das 15h00 às 19h00

(sujeita a um mínimo de 6 inscrições)

Dando continuidade ao trabalho que há muito desenvolvem em torno do património vicentino e, a propósito deste, com as comunidades escolares das suas cidades e regiões, A Escola da Noite e o Cendrev dirigem uma nova oficina para professores do ensino básico e secundário.

A formação tem como objectivo partilhar algumas ferramentas de trabalho teatral que possam auxiliar os professores na sala de aula no ensino do teatro e, em particular, do “Auto da Barca do Inferno”.

Concebida e dirigida pelos directores artísticos das duas companhias, a oficina acompanha a temporada em Coimbra do espectáculo “Embarcação do Inferno”. Destina-se a um máximo de 15 participantes, de forma a assegurar a qualidade e a profundidade do trabalho, que incluirá exercícios práticos.

Nesta oficina, o objecto artístico de referência. Parte-se de uma leitura aprofundada dos seus signos, das opções essenciais de encenação, do espaço cénico, dos figurinos, da actuação, da inserção de bonecos e do trabalho concreto sobre a matéria textual.
 

 

 

TEATRO
Embarcação do Inferno
de Gil Vicente
A Escola da Noite / Centro Dramático de Évora

 

A obra de Gil Vicente é uma marca incontornável nos reportórios d’A Escola da Noite e do Cendrev, que partilham o gosto por trabalharem sempre o texto original, ainda que através de abordagens cénicas contemporâneas.

Celebrando os 500 anos da primeira apresentação e da primeira edição do “Auto de Moralidade da Embarcação do Inferno”, também conhecido como “Auto da Barca do Inferno”, os dois grupos A Escola da Noite e o Cendrev apresentam o mais estudado e mais emblemático texto vicentino.

As companhias assumem a vontade de celebrar com o público este momento fundador do Teatro português: Gil Vicente não é “apenas” o nosso maior dramaturgo, ele é uma das figuras cimeiras da nossa literatura e da nossa cultura, pese embora o insistente esquecimento a que tem sido votado. À falta de datas precisas de nascimento e morte, é a sua obra que pode e deve ser comemorada, em particular o “Auto da Barca do Inferno”, obra maior da Idade Média europeia.

As duas companhias convidam assim os espectadores a voltarem a olhar para a peça e a confrontarem-se com tudo o que ela continua a ter para nos oferecer, cinco séculos depois.

No texto que escreveu para o programa do espectáculo, o consultor científico do projecto, José Augusto Cardoso Bernardes, salienta: “pela mão qualificada, segura e inventiva da Escola da Noite e do Centro Dramático de Évora, ficamos em condições de problematizar temas de sempre: Morte e Vida, Mal e Bem, Ter e Poder.

E, para tal, nem sequer precisamos de sair completamente do século XXI. Com os pés assentes no nosso tempo, bastará alongar o ouvido e apurar a visão para escutar a sensibilidade e a moral de um outro tempo que, afinal, não está ainda tão afastado de nós como pode parecer.”

Programação Associada

Espectáculo Público Geral:
Horários: 11 de Março - 21h30

Espectáculos para escolas: (mediante marcação prévia)
Horários: 9 e 10 de Março - 11h00 e 15h00

Oficina para professores: (sujeita a um mínimo de 6 inscrições)
Horários: 7, 8 e 10 de Março - Das 18h30 às 20h30
                  11 de Março - Das 15h00 às 19h00

Conferência sobre Gil Vicente
Horários: 9 de Março - 18h30

INSCRIÇÕES:

Oficina para Professores: 30€