Skip to main content

PARA QUE SERVE O CONHECIMENTO SEM SABEDORIA?

EDITORIAL


"De nada serve o conhecimento sem sabedoria;
não há sabedoria, sem espiritualidade; 
a verdadeira espiritualidade implica sempre o serviço aos outros."
 (*)

Possui o CCC um corpo e uma geografia que tem por objeto a implementação de um projeto de natureza artística e cultural nos domínios das artes dos espetáculos, da recreação, das artes plásticas, da literatura e do pensamento crítico, visando a promoção da acessibilidade cultural aos cidadãos do Concelho das Caldas da Rainha.

Ao longo destes três anos foram concebidos e desenvolvidos centenas de projetos artístico-culturais e educacionais para milhares de frequentadores, fazendo do CCC, hoje, um marco incontornável da realidade cultural, regional e nacional.

A sua dimensão estrutural é uma mais valia estratégica que, associada a uma programação regular qualificada, proporciona uma centralidade que, a ser vivida, promove e valoriza os territórios patrimoniais, sociais e económico do Concelho.

É certo que o fazemos porque estamos empenhados em fazer o serviço aos outros, na vontade de confluir, valorizar e desenvolver. Não importa que na maior parte das vezes sejamos nós a dar mais sentido aos projetos e produtos que, associados, valorizam estratégias e dinâmicas de uma urbe que merece ser vivida e reconhecida.

Ignorarem-nos pode ser um erro fatal, porque somos um dos pólos difusores do reconhecimento, que pode assegurar a criação de sinergias dentro da comunidade, capazes de proporcionar a promoção e qualificação dos seus cidadãos, dos produtos e da sua economia.

Fazer balanço significa, para esta direção, reforçar esforços e capacidades que postos ao serviço da coletividade, possam ajudar a encontrar mais significado e valor no necessário empenhamento coletivo de superar contrariedades que estão no horizonte, apelando para que esta coletividade não se deixe abandonar ao sentimento pessimista que parece tomar contas dos nossos quotidianos, porque paralisando e empedernindo o pensamento, ficamos sem discernimento para percebermos de que não serve para nada o conhecimento sem sabedoria.


Carlos A. Ribeiro Mota
Diretor Geral