Skip to main content

15 Mai. 1

Exposição - MÁRIO REIS

Exposição patente de 15 Maio a 07 Junho

Inauguração dia 15 de Maio, às 11:00

"Nesta exposição pretendo mostrar alguns trabalhos que tenho feito ao longo do meu percurso e que hoje pertencem à minha coleção pessoal. São essencialmente esculturas onde à cerâmica associo o vidro ou o aço inox. Para além destes trabalhos irei também mostrar outros que estou a fazer atualmente que são essencialmente de parede, onde utilizo a pintura de mão livre aplicada diretamente nas peças."  - Mário Reis -

Mário Reis- 1971

Caldas da Rainha é um centro cerâmico de referência, em que as origens cerâmicas remontam a finais do séc. XV através da produção de peças de olaria. 

Mário Reis, descendente de uma família de oleiros em que cinco gerações se dedicaram a essa arte, aprendeu as técnicas da olaria tradicional com seu tio Armindo Reis. Embora tenha crescido ligado a uma tradição secular, seguiu o caminho da busca contínua de novas soluções expressivas.  Utiliza como principais técnicas a Lastra e a Olaria de Roda. Como matérias-primas utiliza vários tipos de grés,  pasta refractária e na decoração óxidos, engobos e vidrados. A cozedura é feita a uma temperatura de 1180ºC. Em alguns trabalhos conjuga com a cerâmica outros materiais como o ferro, o inox, a madeira e o vidro.   

Tem realizado várias exposições em Portugal e no estrangeiro. Em 2009 representou Portugal na exposição de Cerâmica Contemporânea “ Ceramique 14” em Paris e foi premiado em 2010 na Bienal Internacional de Cerâmica Contemporânea em Gubbio, Itália.

Recentemente viu o seu trabalho reconhecido pela Associação empresarial “Obidos.com” com o prémio Criatividade/ Originalidade.

Está representado em várias coleções em Portugal e no estrangeiro.