Skip to main content

1 Jul. 1

FEIRA INTERNACIONAL - CUTELARIA ARTESANAL

Pág. 1 de 2

Inauguração dia 1 de Julho, às 17:30

Exposição patente de 1 a 3 de Julho

De 1 a 3 de Julho as Caldas da Rainha vai ser a capital da Cutelaria Artesanal. Estão já confirmadas as presenças de cuteleiros de cinco países na Feira Internacional de Cutelaria Artesanal que vai decorrer no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

Esta primeira realização da Mostra é da responsabilidade do Lombo do Ferreiro, uma oficinal de cutelaria artesanal de Relvas, na freguesia de Santa Catarina, onde existe uma longa tradição desta arte. A Cutelaria tem diversas facetas na região, incluindo uma forte indústria na região que dá emprego a centenas de pessoas e que tem vindo a levar os saberes do país para o estrangeiro, com reconhecimento internacional.

O evento conta com o apoio essencial do município das Caldas da Rainha, sem o qual não seria possível realizar-se. O objectivo é que este se torne um dos certames mais relevantes da região, crescendo, passo a passo, de ano para ano.

A Feira, a ter lugar no foyer do CCC, terá entradas gratuitas e irá ser um ponto de encontro entre produtores, fornecedores e aficionados pela arte da cutelaria, na troca de experiências, mostra de peças únicas e divulgação junto da população.

A curiosidade pela arte de trabalhar o ferro tem aproximado gerações, surgindo na última década um número considerável de produtores caseiros de cutelaria, apoiados pela evolução das tecnologias de informação. Durante os três dias do evento o público terá a oportunidade de apreciar peças únicas de cutelaria de produção nacional e internacional, contactar directamente com os seus produtores, participar em ateliers “Monta a tua própria navalha” e assistir à demonstração do processo de afiar uma lâmina. Vai-se realizar também um sorteio de peças de cutelaria entre o público visitante.

A escolha do CCC para a realização deste evento deve-se também a essa importância cultural, económica e turística, que a cutelaria artesanal traz para a região e para o país.

Como espaço cultural de excelência da região, o CCC potencia grandemente esta feira, pelo seu próprio público e pela centralidade que assume.

PROGRAMA:

Sexta-feira - 1 de Julho

17:00h - Abertura ao Público
17.30h – Inauguração
21.00h – Encerramento

Sábado - 2 de Julho

10.00h - Abertura ao Público
11.00h às 13.00h - Atelier “Monta a tua própria navalha”
15.00h às 17.00h - Atelier “Monta a tua própria navalha”
17.00h - “Afiação e Manutenção de Lâminas”
21.00h – Encerramento

Domingo - 3 de Julho
10.00h - Abertura ao Público
11.00h - “Afiação e Manutenção de Lâminas”
11.00h às 13.00h - Atelier “Monta a tua própria navalha”
15.00h às 17.00h - Atelier “Monta a tua própria navalha”
18.00h - Sorteio de Peças de Cutelaria entre os visitantes
19.00h - Encerramento do Evento

BIO - Lombo do Ferreiro
Página