Skip to main content

5 Nov. 1

Exposição - "CINZENTO AZUL", de João Rosa Cruz

Pág. 1 de 2

Exposição patente de 05 a 27 de Novembro

"As obras agora expostas são sequência de uma longa deriva minha pela figuração, e de uma preocupada expressão com a captação de parcelas do natural, nas quais afinal sempre quis sentir intensidade, imersão no silêncio, atracção do olhar.

O estímulo maior tem sido a realidade que me rodeia, a presença quotidiana do campo e da natureza – repetidos avistamentos de trechos que um dia irão ao encontro das razões que encontro para as tomar, de outro modo súbitos espantos com enquadramentos, ou cores que outro dia, tomarão a minha mente.

Outras mais razões menos conscientes determinaram a vontade de concretizar obra. O momento, o país e a realidade social e política. Água, inverno, azul. Ver ”de pernas pr’ó ar”, sobrepor luz e reflexos, alterar cores. Fazer liberto das condições de contornos, lidar com formas desalicerçadas, alguma intenção de desconstruir. Não há uma só motivação.

Os títulos surgem muito de coincidências e acasos. Por exemplo, quando iniciei a série estando já em fase avançada os “Flat Surface” (ainda sem qualquer designação), um amigo ofereceu-me vários LPs. Ouvia -os enquanto pintava. Dois deles eram de música de Morton Feldman. Tomei especial atenção em “For Frank O’Hara”. No verso da capa havia considerações do autor relativas às peças presentes no disco e daquela dizia: « My primary concern (as in all my music) is to sustain a “flat surface”(…)». A partir daí a “imagem” definiu o título dos dois primeiros trabalhos."

Outubro de 2016,  João Cruz Rosa

 

Bio. João Cruz Roza
Página