Uma casa do Mundo
“Os lugares de qualidade estimulam a economia criativa”
“Na economia pós-industrial, o principal contributo são as ideias, o trabalho mental. O impulso humano para criar é a chave para a inovação económica”
“Na economia pós-industrial, o principal contributo são as ideias, o trabalho mental. O impulso humano para criar é a chave para a inovação económica”
Richard Florida
Uma casa do Mundo
Procuramos proporcionar, de forma regular e sistemática, um programa que alia as ideias ao conhecimento, como factor estimulante do impulso criativo. A génese urbana que Caldas da Rainha possui (e que se lhe reconhece), com uma matriz referencial na qualidade dos espaços (arquitectónica, ambiental, paisagística, estética), aliada a uma boa liderança dos seus destinos, a necessária concepção e dinamização de oportunidades, bem como a criação de boas condições básicas (segurança, infra-estruturas, equipamentos escolares, culturais, desportivas e de saúde ), acreditamos poder estimular as melhores condições de convivialidade cultural, comercial, empresarial e formativa.
Não esquecemos que a diversidade de mentalidades, como elemento agregador, pode gerar dinâmicas impulsionadoras fundamentais à inovação económica, confluência inevitável para a superação dos marasmos cíclicos que muitos dos agentes da nossa sociedade nos querem fazer passar. Esperamos conseguir manter-nos na senda da renovação de mentalidades e na busca de inovações que contribuam para o desenvolvimento local.
Ignorar as bases de um movimento propiciador à diversidade pode ser fatal. Remetermo-nos para uma periferia sem pensamento, sem ensejos capazes de multiplicar e de acrescentar, de informar e formar, de resistir e modificar, de trabalhar e criar, é empobrecer e abdicar das nossas responsabilidades para com as gerações mais novas.
Voltamos a aprender a descobrir, a ouvir, a ler, a ver e a experimentar, porque esta é a argamassa com que se fazem novos mundos. Talvez por isso não podemos ignorar artistas, actores, escritores, músicos, bailarinos e autores que, no seu labor permanente, nos oferecem o que de melhor possuem e produzem e que nos brindam apresentando-o no CCC em Caldas da Rainha. É neste pressuposto que procuraremos manter a nossa intervenção.
Carlos A. Ribeiro Mota
Diretor Geral