“…Perguntas-me o que deves fazer com a pedra que te puseram em cima da cabeça?
“…Perguntas-me o que deves fazer com a pedra que
te puseram em cima da cabeça?
Não penses no que fazer com. Cuida no que fazer da.
É provável que te sintas logo muito melhor.
Sai, então, de baixo da pedra.”
Alexandre O'Neill,
in "Poesias Completas 1951/1986"
Tentámos uma vez mais ao longo do ano construir no CCC um espaço de fruição e de lazer com propostas múltiplas e de convívios vários que quisemos partilhar com a cidade, as suas instituições, a sua população e a região. O CCC manifesta a sua intenção de se manter aberto ao mundo, ao debate e à dúvida, procurando facultar os princípios da descoberta. Quem não quer conhecer e aprender dificilmente acede a casas abertas ao mundo como a nossa. Procuramos dar a conhecer, com os meios de que dispomos, a multiplicidade cultural nos diferentes domínios do conhecimento, privilegiando a convivialidade que ajuda a fortalecer as identidades na partilha e na vontade da descoberta permanente.
Queremos continuar a contribuir para colocar Caldas no mapa nacional. A prova do nosso esforço é o caminho que temos percorrido, é difícil proporcionar a diferença quando o mundo parece estar a oferecer o mesmo modelo e os mesmos gostos à escala planetária. Enganam-se aqueles que não acreditam que as singularidades serão determinantes para o nosso crescimento intelectual e profissional . Se nos procuram para usufruir aquilo que é igual em todo o lado, provavelmente não valerá a pena procurarem-nos. Mas se pelo contrário, a partir daqui, deste espaço, poderem renovar o conhecimento ou mesmo descobrir novos mundos do mundo, valeu a pena!
Os atavismos sistémicos com que por vezes teimamos em viver confinam-nos a comportamentos de grandes resistências culturais, fazem persistir os oportunismos e o “chico espertismo”, constituem-se num cenário profícuo à pobreza de espírito, à inveja, à intriga, sendo a maledicência a actividade mais comum, pois interessa-se sempre mais pelo que desacredita que pelo que prestigia.
Para finalizar este ano, propomos múltiplos sentidos com um programa internacional e de referência para os mais novos e família. É tempo de festa, de família e de aletria, procuramos proporcionar o encontro e a amizade.
Boas Festas cheias de cultura!
Carlos A.R. Mota
Diretor Geral / Programador