Época 2012 / 2013 - Sérgio Carolino

Pág. 1 de 3

Biografia Sérgio Carolino

“Cum inspexeris decorem et magnificientiam universi...invenies...ipsumque universum esse velut canticum pulcherrimum...caeteras verocreaturas pró varietate... mira concórdia consonantes, concentum mirae jucunditates efficere.”

 "Quando observei a elegância e a magnificência do universo...achei que... este mesmo universo se assemelha a um belíssimo cântico ... ( e achei que) as outras criaturas, que graças à sua variedade... se conformam numa estupenda harmonia, constituem um concerto de maravilhoso júbilo."

(Guillaume d’Auvergne,De anima v,18, in opera,t.II, 2, supl.,Orléans 1674,p.143a, in Pouillon 1946,p.272)

Para o CCC, integrar no seu modelo de programação cultural as Residências Artísticas é um passo fundamental para a sua afirmação como núcleo de produção artística. Resultado de uma vontade comum, temos a honra de ter na nossa casa durante o ano de 2012 o músico, o virtuoso, o mestre e acima de tudo o homem que consegue reunir todas estas qualidades que é Sérgio Carolino.

Tubista com méritos à escala planetária, solista e professor em diversos festivais, conservatórios e universidades (França, Espanha, Alemanha, Eslováquia, Finlândia, Áustria, Inglaterra, Holanda, Bélgica, Hungria, Tailândia, EUA, Peru, Brasil, Japão, República Checa...), entre tantos outros projectos e em evolução permanente. Nesta residência artística, o autor inclui a apresentação das diversas formações que integra (*), além do lançamento de novos CD’s e de gravação de outros, integrando também a participação de compositores contemporâneos que produzirão temas em estreia mundial e a promoção das Oficinas de Música de Câmara para Instrumentos de Metal.

Português e Artista Internacional Yamaha, detentor de múltiplos prémios e de grandes referenciais musicais, Sérgio Carolino é essencialmente um propiciador de inovações musicais e experimentalista desenvolvendo, pela sua curiosidade nata de dominar géneros musicais, múltiplos projectos que resultam em parcerias criativas, que integram muitos compositores contemporâneos, que o reconhecem como um instrumentista ímpar na história musical contemporânea. Domina, com mestria, desde o típico reportório clássico, ao Jazz e aos estilos contemporâneos como o Rock. Nesta senda acrescente-se a criação de um novo e único instrumento, que batizou com o nome Lusofone Lúcifer, inspirado no Orenophone de Oren Marshall e construído pelos mestres norte-americanos, Tim Sullivam e Harold Hartman.

É atualmente professor de Tuba e de música de câmara na Escola Superior de Musica, Artes e Espectáculo (ESMAE) do Instituto Politécnico do Porto (IPP) e, desde 2002, tuba solo da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música.

Ganhou no passado dia 29 de Junho, o 2012 Roger Bobo Award Prize for Excellence in Recording - Categoria Jazz/Rock/Fusão/Comercial, entregue na Bruckner Hall na Cidade de Linz, Áustria!

A sua grandeza moral e a sua generosidade resplandecem na sua obra, sendo hoje um dos maiores virtuosos no reportório standard e contemporâneo para tuba.

Aos caldenses cabe agora participarem neste processo criativo e descobrirem com este músico, autores e processos criativos de uma forma diferente.

Carlos Mota, diretor geral do Centro Cultural e de Congressos, Caldas da Rainha.

* MR SC and The Wild Bones Gang/The Postcard Brass Band/ European Tuba Trio/ The Tubab/ 2Tubas Friends/ Portuguese Tuba Ensemble/ Surrealistic Discussion.

PROJETOS CONJUNTOS
Página

Contactos

  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
dezembro 2021
2` 3` 4` 5` 6` sa do
29 30 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2

Informação Legal

Social

© 2008 - Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha.
Powered by [dp]Soluções