Época 2012 / 2013 - Sérgio Carolino

Índice do artigo

Biografia Sérgio Carolino

“Cum inspexeris decorem et magnificientiam universi...invenies...ipsumque universum esse velut canticum pulcherrimum...caeteras verocreaturas pró varietate... mira concórdia consonantes, concentum mirae jucunditates efficere.”

 "Quando observei a elegância e a magnificência do universo...achei que... este mesmo universo se assemelha a um belíssimo cântico ... ( e achei que) as outras criaturas, que graças à sua variedade... se conformam numa estupenda harmonia, constituem um concerto de maravilhoso júbilo."

(Guillaume d’Auvergne,De anima v,18, in opera,t.II, 2, supl.,Orléans 1674,p.143a, in Pouillon 1946,p.272)

Para o CCC, integrar no seu modelo de programação cultural as Residências Artísticas é um passo fundamental para a sua afirmação como núcleo de produção artística. Resultado de uma vontade comum, temos a honra de ter na nossa casa durante o ano de 2012 o músico, o virtuoso, o mestre e acima de tudo o homem que consegue reunir todas estas qualidades que é Sérgio Carolino.

Tubista com méritos à escala planetária, solista e professor em diversos festivais, conservatórios e universidades (França, Espanha, Alemanha, Eslováquia, Finlândia, Áustria, Inglaterra, Holanda, Bélgica, Hungria, Tailândia, EUA, Peru, Brasil, Japão, República Checa...), entre tantos outros projectos e em evolução permanente. Nesta residência artística, o autor inclui a apresentação das diversas formações que integra (*), além do lançamento de novos CD’s e de gravação de outros, integrando também a participação de compositores contemporâneos que produzirão temas em estreia mundial e a promoção das Oficinas de Música de Câmara para Instrumentos de Metal.

Português e Artista Internacional Yamaha, detentor de múltiplos prémios e de grandes referenciais musicais, Sérgio Carolino é essencialmente um propiciador de inovações musicais e experimentalista desenvolvendo, pela sua curiosidade nata de dominar géneros musicais, múltiplos projectos que resultam em parcerias criativas, que integram muitos compositores contemporâneos, que o reconhecem como um instrumentista ímpar na história musical contemporânea. Domina, com mestria, desde o típico reportório clássico, ao Jazz e aos estilos contemporâneos como o Rock. Nesta senda acrescente-se a criação de um novo e único instrumento, que batizou com o nome Lusofone Lúcifer, inspirado no Orenophone de Oren Marshall e construído pelos mestres norte-americanos, Tim Sullivam e Harold Hartman.

É atualmente professor de Tuba e de música de câmara na Escola Superior de Musica, Artes e Espectáculo (ESMAE) do Instituto Politécnico do Porto (IPP) e, desde 2002, tuba solo da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música.

Ganhou no passado dia 29 de Junho, o 2012 Roger Bobo Award Prize for Excellence in Recording - Categoria Jazz/Rock/Fusão/Comercial, entregue na Bruckner Hall na Cidade de Linz, Áustria!

A sua grandeza moral e a sua generosidade resplandecem na sua obra, sendo hoje um dos maiores virtuosos no reportório standard e contemporâneo para tuba.

Aos caldenses cabe agora participarem neste processo criativo e descobrirem com este músico, autores e processos criativos de uma forma diferente.

Carlos Mota, diretor geral do Centro Cultural e de Congressos, Caldas da Rainha.

* MR SC and The Wild Bones Gang/The Postcard Brass Band/ European Tuba Trio/ The Tubab/ 2Tubas Friends/ Portuguese Tuba Ensemble/ Surrealistic Discussion.

  •  
     
     
  •  
     
     
     
  •  
     
     
     
  •  
     
     

Morada

  • Rua Dr. Leonel Sotto Mayor
    2500-227 Caldas da Rainha

+39° 24' 21.6606",
-9° 7' 53.2056"

Contactos

  • 262 094 081 / 262 889 650
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Newsletters

 

Redes sociais