Lançamento Nacional do livro "Ensaio Sobre a Surdez"


Às 16:30

Lançamento Nacional 

 

Apresentação do Livro "Ensaio sobre a surdez"

do mestro António Victorino d'Almeida
 

Convidada para apresentação do livro: Olga Prats

 

“… existe apenas Música, a qual se subdivide em géneros, e os géneros em estilos, e os estilos em formas, sendo óbvio que existe boa e má música em qualquer destas subdivisões.
A má música, seja em que género, estilo ou forma for, estará fadada, mais cedo ou mais tarde, a ser esquecida ou a guardar-se como referência em quaisquer ficheiros, material de estudo para a musicologia.
A boa música é para ser ouvida – hoje e sempre.”

 

António Victorino D’Almeida nasceu em Lisboa, em 21 de Maio de 1940, e iniciou cedo uma carreira de pianista e concertista, actuando numa grande parte dos países da Europa, incluindo a antiga União Soviética e também no Brasil, Canadá, Cabo Verde, Angola, Moçambique e Macau. Em concertos ou gravações, já dirigiu várias orquestras, tanto em Portugal como noutros países, mas considera que a sua primordial actividade é a de compositor.

Obteve a mais alta classificação no curso superior de Composição da Escola Superior de Música de Viena e o seu catálogo apresenta trinta e oito obras sinfónicas e corais-sinfónicas, incluindo sete Sinfonias, uma Sinfonia Concertante, duas Missas e nove Concertos para instrumentos solistas com acompanhamento orquestral – Piano (dois), Violino, Flauta, Oboé, Clarinete, Guitarra, Tuba e Saxofone – além de Aberturas, Variações, Poemas Sinfónicos, etc., sendo ainda autor da ópera “O Canto da Ocidental Praia”, de uma pequena ópera de câmara e de um musical sobre A Relíquia de Eça de Queiroz.

A sua obra para Piano Solo apresenta sete Sonatas e uma Sonatina, doze Prelúdios, quatro Estudos, três Prelúdios e Fugas, sete Nocturnos e uma trintena de outras obras, além de quatro peças para dois pianos, uma peça para piano a quatro mãos, outra para seis mãos e outra ainda para dois pianos a oito mãos.

Compôs diversas obras de câmara para os mais diversos conjuntos instrumentais – quartetos, trios, quintetos, septetos, decatectos, sonatas para trompa e para violeta, etc. - além de vários ciclos de canções.

Dentro de outros géneros musicais, particularmente o Wienerlied, escreveu mais de meia centena de canções que fazem parte do reportório regular da artista austríaca Erika Pluhar, e quinze fados, maioritariamente para Carlos do Carmo mas também para Mísia e outros intérpretes. Com texto de Rosa Lobato Faria, compôs ainda a canção com que Tó Cruz venceu um Festival da Canção da RTP, além de ter orquestrado para a Orquestra Sinfónica da Flandres várias dezenas de canções dos Madredeus

É também autor do hino da Sociedade Portuguesa de Autores.

 

Antes deste ensaio, escreveu e publicou doze livros, desde o romance à autobiografia ou à História da Música e é também autor da adaptação para teatro musicado de A Relíquia, de Eça de Queiroz, trabalhando com regularidade em música de cena – nomeadamente para A Barraca ou o Burgtheatre de Viena – ou na banda sonora de filmes.

Realizou duas longas metragens: A Culpa, vencedora do Festival de Huelva, e As Mesas de Mármore, para a ORF, além de O Tempo e as Bruxas, um filme de carácter experimental, com exclusiva participação de actores amadores.

Foi ainda autor, apresentador e realizador de cinco séries televisivas para a RTP e de uma para a SIC, além de um documentário sobre o fado, - Gemeinsam, uma produção da ORF – E de O Inconformista, sobre a figura de Mário Castrim   

Foi condecorado pelo Presidente da República de Portugal e da Áustria e foi feito Cavaleiro da Grande Ordem e das Letras pela República Francesa.

 

Lista de Livros Publicados:

Histórias de Lamento e Regozijo (contos)
Coca-cola killer (romance)
Polisário – Memórias da Terra Esquecida (livro de viagem)
O que é a Música (ensaio)
Músicas da Minha Vida (crónicas)
O meu Livro de Musica (infantil)
Tubarão 2000 (romance)
Devoradores de Livros (duas novelas e alguns contos)
Toda a Música que Eu Conheço – 2 Volumes (História da Música)
Ao princípio era Eu (autobiografia)
Portugal Definitivo (romance)
Storyboard (frases e desenhos)

Entrada Livre

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
  •  
     
     
  • 160/220
     
     
     
     
     
     
     
     
  •  
     
     
     
  • 160/220
  • 160/220
  •  
     
     
     
  •  
     
     
  • 160/220
     
     
     
     
     
     
     
     

Morada

  • Rua Dr. Leonel Sotto Mayor
    2500-227 Caldas da Rainha

+39° 24' 21.6606",
-9° 7' 53.2056"

Contactos

  • 262 094 081 / 262 889 650
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Newsletters

 

Redes sociais