Skip to main content

15 Mai.

“Rosto e Identidade” apresenta retratos da Colecção Berardo

 

Esta é uma exposição montada de propósito para o novo espaço inaugurado a 15 de Maio no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

Comissariada por José Antunes, director do Centro de Artes, a exposição demonstra o novo paradigma do retrato na contemporaneidade, em que os artistas passaram a preocuparem-se mais com aquilo que é acessório ao rosto e lhes dá identidade. “Até pela saturação que a imagem começou a ter, com a fotografia e os novos media”, referiu José Antunes.

O retrato (reprodução reconhecível de alguém) tem sido ao longo da História da Arte uma das áreas mais férteis da criação artística. Embora conotado com uma visão conservadora da arte, o retrato é hoje, como foi no passado, um vasto território de possibilidades de exploração artística, com um enorme poder de sedução e fértil em abordagens criativas.

Das primeiras experiências ainda na era pré-histórica, até aos dias de hoje, tem reflectido como poucas temáticas na arte, a evolução do Homem e da sociedade. Os retratos são por isso, testemunhos de um tempo, documentando a visão que o Homem tem de si e do mundo que o envolve.

Situando-se no período entre os anos 60 e a actualidade, as obras expostas, permitem-nos compreender o modo como, no período pós-moderno, essa evolução reflectiu as transformações sociais, políticas e a sua própria consciência enquanto protagonista da História.

José Antunes destaca que as obras fazem parte de umas das colecções mais importantes da arte contemporânea e as suas particularidades “permitem revermo-nos no espelho”. Por outro lado, a exposição contribui também para a alma deste novo espaço, “trazendo rostos e identidades”, à imagem do que se pretende para a galeria, “um local de diversidade, onde toda a gente possa ter uma zona de ‘contágio’ com novas ideias”.

No foyer, que dá acesso ao grande auditório, está uma parte da exposição, que funciona autonomamente, intitulada “Show People”, com retratos fotográficos de Robert Wilson e Bridget Jones.
A exposição pode ser visitada entre as 10 e as 20h00.

Autores

Oswaldo Guayasamin
David Alfaro Siqueros
Fernando Botero
Rafael Coronel
Julio Larraz
Moises Barrios
Mark Lancaster
Robert Guinan
Richard Phillips
Alessandro Raho
James Rielly
Rigo
Jason Brooks
Rainer Fetting
Andy Warhol
Robert Mapplethorpe
Andres Serrano
Thomas Ruff
Robert Silvers
Robert Wilson