Skip to main content

9 Ago. 21:00

FAUSTO NEVES, Concerto piano

Pág. 1 de 2

Às 21:00


Fausto Neves, Concerto piano

Iniciando-se na Música com os seus pais, foi discípulo de Helena Costa, contactando a grande tradição pianística também com Robert Weizs, Harry Datyner e, em masterclasses, Sequeira Costa, Moura Castro, Josef Palenicek e Jörg Demus.

Diplomado pelo Conservatório de Música do Porto, completou os seus estudos na Universidade Laval (Canadá) e no Conservatório de Música de Genève (Prémio de Virtuosidade), onde veio a leccionar, assim como no Conservatório de Sion, ambos na Suíça.

Apresentando-se em público desde muito cedo, estreou-se aos catorze anos com a Orquestra Sinfónica do Porto, sob a direcção do maestro Silva Pereira. Desde então foi solista com os maestros Arpad Gerezs, Gunther Arglebe, Graça Moura, Álvaro Salazar, Kamen Goleminov, Fernando Eldoro, Marc Tardue, Ferreira Lobo, Philippo Zigante, Cesário Costa, António Lourenço e Pearce de Azevedo.

É convidado frequente das mais importantes organizações e festivais de música nacionais, tendo actuado ainda na Suíça, no Canadá, em Espanha, na França, no Brasil e na Itália, e gravado para a RTP, RDP e TV Cultura (Brasil).

Abarcando o seu repertório todas as épocas, tem dedicado especial atenção à divulgação da Música Portuguesa – estreando obras de Lopes-Graça, Eduardo Patriarca, Amílcar Vasques Dias e Cândido Lima – e apresentado autores como Ramon Barce, Charles Griffes, Frank Martin ou Karol Szymanowsky.

Colaborou com a violoncelista Gisela Neves (CD “Alla Danza”), com o pianista Álvaro Teixeira Lopes e, integrando o quarteto de dois pianos e percussão,com o pianista Pedro Burmester e os percussionistas Miguel Bernat e Manuel Campos.

Detentor do 1º Prémio do Concurso “Cidade da Covilhã”, entre outras recompensas, é regularmente convidado a integrar júris de concursos nacionais e internacionais, assim como a reger cursos de Interpretação ou de Pedagogia Pianísticas.

A sua actividade docente em Portugal (Conservatório e Escola Superior de Música do Porto, Academia e Escola Profissional de Música de Espinho, e Universidade de Aveiro) produziu já vários pianistas e professores de mérito. Integrou a equipa da Porto 2001, Capital Europeia da Cultura, criou e dirigiu o Serviço Educativo da Casa da Música.

Doutorado em Performance com a tese “Imagem Estética e Expectativa Musical na obra de Fernando Lopes-Graça”, ocupa actualmente o cargo de professor-auxiliar convidado na Universidade de Aveiro, exerce docência na Escola Profissional de Música de Espinho e dirige o Coro “Amigos da Música” de Espinho.

Para João de Freitas Branco, “é um intérprete muito sério, com uma interioridade fina, com sentido de estilo”.

 

 
 

Bilhetes:

Bilhete Geral: 18€


Bilhete com desconto: 13€ *

* Sócios ACIM, músicos, estudantes e séniores

 

 

PROGRAMA PARA XXII SIPO - Fausto Neves
Página