Skip to main content

25 Fev. 14:05

Tiago Mileu

Às 13:00 - Café-Concerto

Recital de piano, por Tiago Mileu
 
Tiago Mileu - ERNESTO NAZARETH (1863-1934) - Integral ao Vivo - Parte I [obras compostas entre 1877-1889]
 
Com 14 anos, Tiago Mileu foi considerado um dos melhores pianistas nacionais, depois de uma paragem de oito anos, com 25 anos, Tiago Mileu quer voltar a ser um pianista de sucesso.
Natural de Portalegre, desde 2014 que reside na Foz do Arelho, Tiago Mileu apresentará no Café-Concerto do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, num recital de piano as obras de Ernesto Nazareth.
 
ERNESTO NAZARETH

Ernesto Júlio de Nazareth foi um pianista e compositor brasileiro, considerado um dos grandes nomes do maxixe, atualmente considerado um subgénero do choro.

Aos 14 anos, Ernesto compôs sua primeira música, a polca "Você Bem Sabe".

Mais tarde começou a frequentar rodas de chorões, e dali tirou a originalidade rítmica que marcou a sua interpretação e se refletiu nas suas composições.

Nazareth trabalhou e criou fama como pianista da sala de espera do cinema Odeon, para o qual compôs o tango "Odeon", uma das suas peças mais célebres, que ganhou uma popular transcrição para violão.

No início da década de 20 empregou-se na Casa Carlos Gomes como demonstrador de músicas. Numa época ainda anterior ao rádio e com a indústria fonográfica incipiente, a única maneira de se conhecer as músicas era tocando. A sua função era tocar as partituras para que o cliente escolhesse qual levaria. Entre as partituras à venda constavam as suas próprias composições.

O seu repertório para piano faz parte dos programas de ensino tanto do estilo erudito quanto popular, uma vez que Nazareth foi uma figura que atuou no limite entre esses dois universos. As suas peças mais conhecidas são "Brejeiro", "Ameno Resedá", "Bambino", "Dengoso", "Travesso", "Fon Fon", "Tenebroso".
 
 

Entrada Livre