Skip to main content

30 Jun. 23:07

TEFUTZAH

Às 21:30

TEFUTZAH (do hebraico dispersado) é um programa dedicado à cultura judaica. Interpretam-no a soprano Bárbara Barradas, a mezzo-soprano Cátia Moreso, o tenor Mário João Alves e a pianista Joana Resende.

O programa inicia-se com a obra de Benjamin Britten Canticle II op.51: Abraham and Isaac para mezzo-soprano, tenor e piano. Um minidrama lírico em que, no tenor (Abraham) e mezzo-soprano (Isaac), reside a dualidade da representação divina (quasi parlando em simultâneo pelos dois). Trata-se de um conflito psicológico entre a vítima expiatória e o sacrificador contrariado em que um desenvolvimento trágico dá lugar a um hino de acção de graças.

Prossegue com as 3 Canções op. 22 para soprano e piano do compositor Erich Wolfgang Korngold, nascido em seio familiar de tradição judaica no final do séc. XIX em Brünn, Morávia, hoje Brno, República Checa.

A segunda parte é dedicada ao ciclo de Dmitri Shostakovich Da Poesia Popular Judaica op.79 para soprano, mezzo-soprano, tenor e piano, de tradição folclórica autêntica. Reflecte a profunda compreensão do compositor em relação aos dramas que marcaram a história deste povo, mistura de íntima tristeza com humor burlesco e satírico, pontualmente complementado por melopeias orientais e ritmos vivos de dança.

 

Programa

BENJAMIN BRITTEN
Canticle II: Abraham and Isaac op. 51
(Text: The Chester Miracle Play)
 
ERICH WOLFGANG KORNGOLD
3 Canções Op.22 para Soprano e Piano
(Poetry: Eleonore Straten/ Karl Kobald)
 
***
DMITRI SHOSTAKOVICH
Da poesia popular judaica op.79

1. Lamento para uma criança morta
2. A mãe solícita e a tia
3. Canção de embalar
4. Antes de uma longa separação
5. Aviso
6. O pai abandonado
7. Canção de querer
8. Inverno
9. Vida boa
10. Canção da jovem rapariga
11. Boa sorte
 

Bárbara Barradas, soprano
Cátia Moreso, mezzo-soprano
Mário João Alves, tenor
Joana Resende, piano

 

M/12

Bilhete Geral: 10€
Bilhete Estudante | Sénior: 7,50€
Pack 2 Bilhetes: 15€

 

Joana nasceu na cidade do Porto, concluiu a licenciatura na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo da mesma cidade com o Prof. Jaime Mota, tendo sido galardoada com o prémio Fundação Eng. António de Almeida. Nesse mesmo ano estudou na Hochschule für Musik und Theater Felix Mendelssohn Bartoldy (Leipzig) com Gerald Fauth (piano), Karl-Peter Kammerlander (acompanhamento de Lied) e Gudrun Franke (música de câmara). Completou o curso geral do Conservatório com Vitaly Dotsenko, trabalhou com a pianista Helena Sá e Costa e foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian. Em 2009 completou o Mestrado em Performance na Universidade de Aveiro, tendo trabalhado com o pianista Fausto Neves e apresentado comunicações em Portugal, Reino Unido, França e Brasil. 

Em concerto tem-se apresentado em diversas formações em Portugal, França, Alemanha, Inglaterra, Luxemburgo, Bélgica e República Checa. Interessa-se pela divulgação de música portuguesa (obras estreadas de Fernando Corrêa de Oliveira, Sérgio Azevedo, Rui Soares da Costa, Eduardo Patriarca, Francisco Monteiro, Berta Alves de Sousa e Fernando Lopes-Graça) e dedica especial atenção ao acompanhamento de Lied/canção. Neste âmbito, integrou masterclasses de Hartmut Höll, Dalton Baldwin, Dietrich Fischer Dieskau, Graham Johnson, Malcolm Martineau, Jeff Cohen (melodia francesa), Robin Bowman, Wolfgang Holzmair, Robert Holl, Julius Drake e Elly Ameling, participou nos Festivais de Lied de Oxford e Zeist (Utrecht).

Gravou para a Antena2, com as sopranos Catarina Sereno e Ana Maria Pinto e o tenor João Terleira, ciclos de R. Schumann, L. Freitas Branco, F. Schubert e B. Britten e para a RTP/Antena2 com Fausto Neves (estúdios RTP, 2014) e Ana Maria Pinto (CCB, 2016). Lançou recentemente o CD Anterianas: música de Luís Freitas Branco, Franz Schubert e poesia de Antero de Quental.

 

... Um piano natural, um piano sólido, a saber encontrar, com felicidade, o lugar que lhe compete... José Luís Borges Coelho, Fev 2016

 

… Sobre Joana Resende, gostamos do som e da sensibilidade em Schubert. Ser pianista de Lied não é tarefa menor, o sublinhar da cor, o dosear da interpretação de acordo com o poema, a naturalidade de atacar na consoante adivinhada do cantor, tudo isso esteve muito bem. Henrique Silveira, Jan 2013 


rbara Barradas, Soprano Lirico de coloratura

Apontada por Ingo Kolonerics Intendant - Opera im Berg Festival, como “an outstanding artist, a born singer (…) with a round and beautiful voice, an exceptional stage presence, and a messa di voce that after Caballe was barely to find”. Fez recentemente o seu Debut em Salzburg com a Lucia – Lucia di Lammermoor– Donizetti - no Oper im Berg Festival, onde foi bastante acarinhada pela Critica e pelo público.

Na ainda breve carreira já inclui os papeis de Lucia -cover (Lucia di Lammermoor) – OHP – Londres e também naDe Nederlandse Opera, Amsterdam (Workshop ENO); Gilda (Rigoletto); Branca(Tição Negro – Augusto Machado); Susanna (ENOA) e Barbarina (Le Nozze di Figaro)- F. C. Gulbenkian, dirigido pelo Maestro Paul McCreesh;A Fada- (La Fèe)na versão portuguesa da opera “Cendrillon” - Cinderelade Pauline Viardot noTNSC;Frasquita(Carmen) - UK; Amore na Serenata“L’Endimione” de Jommellicom os Divino Sospiro;Delia(Il Viaggio a Reims) – TNSC; Princesa(O Gato das Botas) – TNSC; Donna Anna eZerlina (D.Giovanni); Königin der Nacht (Die Zauberflöte); Emmie- cover (Albert Herring), Maria (WSS); Bellinda(Dido & Aeneas).

Participou também como cantora convidada no concerto de encerramento da temporada 2015/16 da Orquestra Gulbenkian e no Festival de Música de Almada (Julho, 2016); no Festival Terras sem Sombra com Divino Sospiro- Maestro Massimo Mazzeo com quem gravou recentemente em CD as obras: “Las ultimas palavras de Cristo en la Cruz” de Fajer e o Stabat Mater de Joaquim dos Santos; Participou varias vezes nos Dias da Musicano CCB. E é uma das cantoras convidadas do Classical Kick’s em Londres, com quem tem actuado em vários festivais e venues conceituadas pelo Reino Unido e Europa.

Foi convidada para várias Opera Galas: no St James Theatre (Londres); Verdi Gala- TNSC;comOrquestra do Algarve no CCB(Maestro Rui Pinheiro); no Teatro Luísa Todìcom a Orquestra Metropolitanafoi solista convidada na gala do 70º aniversário do Tenor Carlos Guilherme; no Tivoli e no Campo Pequeno com Orquestra da Cidade; com Orquestra do Clássica do Centro; com Clonter Opera Farm Music Trust (UK) e no De Singel(Antuérpia), entre outras.

Futuros compromissos incluem o papel de Inês, na estreia modera da ópera Inês de Castrode G.Giordani na 25ª edição do Cistermúsica em Alcobaça, e gravação da mesma para a Antena 2 e para uma discografia Italiana.

Bárbara estudou canto e piano na EMCN. Aos 20 anos, bolseira da Fundação C. Gulbenkian, ingressou na GSMDem Londres concluindo o Bmus e Mmus em Canto com Distinção. Fez parte do Flandres Operastudioe da WIAV. Participou em Masterclasses com Dame Kiri Te Kanawa, Enza Ferrari; Mara Zampiere, Ann Murray, Graham Johnson, Dennis O’Neill, Sarah Walker, Nelly Miricioui, Tom Krause (ENOA), entre outros. Ganhou vários prémios e bolsas de estudo: F.C. Gulbenkian, Vasconcellos award, City of London Corporation; Prémios do Público; Primeiros Prémios; Prémios de melhor Interpretação de Canção, em mais de 10 competições Nacionais e Internacionais.           


Cátia Moreso, Meio-Soprano

Cátia Moreso estudou no Conservatório Nacional de Lisboa e na Guildhall School of Music and Drama, em Londres, onde obteve a licenciatura em canto e o grau de Mestre(Curso de Ópera). Bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian e do Lionel Anthony Charitable Trust, estudou no National Opera Studio com Susan Waters. Venceu o 2º Concurso de Canto da Fundação Rotária Portuguesa e recebeu também o Prémio Bocage no Concurso Luísa Todi e o 1º Prémio no Concurso de Canto José Augusto Alegria.

O seu repertório de ópera inclui, entre outros, os seguintes papéis:Suzuki em Madame Butterfly, Mother Goose em The Rake's Progress de Stravinsky, Tisbe em La Cenerentola de Rossini,Eva em Comedie on the Bridge, Clotilde em Norma, 2ª Bruxa e Espírito, em Dido e Eneias (TNSC), Maddalena e Giovanna em Rigoletto de Verdi, Mezzo em Lady Sarashina de Peter Eötvos,Eboli em Don Carlo de Verdi e La cieca em La Gioconda de Ponchielli (Valladolid, Espanha), Gianoem IlTrionfo d’Amore, Dianora e Elisa em La Spinalbade F. A. de Almeida; Hanna Wilson/Tracy, em The Losers de Richard Wargo, 3ª Dama, em A Flauta Mágica(Festival de Wexford); Baronesa, em Chérubin de Massenet; Elisa e Dianora em La Spinalba de F. A. de Almeida; Madame de Croissy e cover de Mère Jeanne, em Dialogues des Carmélites; Zanetto, na ópera homónima de Mascagni (Opera Holland Park), Carmella, em La vida breve de Falla (Festival de Tanglewood); Marcellina, em Le Nozze di Figaro (Fundação Calouste Gulbenkian), Carmen,Santuzza em Cavalleria Rusticana de Mascagni e Mrs. Quickly emFalstaff(Woodhouse, Londres).

No domínio da música contemporânea, cantou as Folksongs de L. Berio, Aventures de G. Ligeti e foi solista na estreia de Cicero Dixit de C. Bochmann.

Futuros trabalhos incluem, Messias e Te Deum de Händel, Te Deum de Zelenka (Fundação Calouste Gulbenkian). 9a Sinfonia de Beethoven, Oratória de Ascensão: Lobet Gott in seinen Reichen BWV11, Oratória de Páscoa de Bach com a Orquestra Metropolitana, Jezibaba em Rusalka em Valladolid.

Mário João Alves, tenor

Diplomou-se no Conservatório Superior de Musica de Gaia com a professora Fernanda Correia e prosseguiu os seus estudos em Turim e Génova com Elio Battaglia e Gabriella Ravvazzi.

Presença assídua no Teatro Nacional de São Carlos, colabora regularmente com a generalidade das instituições musicais portuguesas e tem-se apresentado ainda nas temporadas de ópera dos teatros La Fenice de Veneza, La Monnaie de Bruxelas, BAM de New York, Regio de Turim, Maestranza de Sevilla, Tenerife Opera Festival, Petruzelli di Bari, Donizetti di Bergamo, Verdi di Sassari, Cairo Opera House, Muscat Royal Opera House, Seoul Arts Center, e ainda em concerto emTokyo, Macau, Lausanne, Maputo, Paris, Palermo, La Valetta.

Interpretou os papéis de Rodolfo (La Boheme), Albert (Albert Herring), Conde de Almaviva (O Barbeiro de Sevilha), Nemorino (Elixir do Amor), Alfredo (La Traviata), Ernesto (Dom Pasquale), Beppe (Rita), Pinkerton (Madama Butterfly), Candide (Candide), Don Ottavio (D. Giovanni), Herr M. (Neues von Tage), Marquis de la Force (Les Dialogues des Carmelites), Rinuccio (Gianni Schicchi), Captain MacHeath (The Beggar’s Opera)entre mais uma centena de produções.

No repertório de concerto e recital interpretou A Canção da Terra (Mahler), As Estações e A Criação (Haydn), Passion and Ressurrection (J. Harvey), Magnificat (Bach), Messias (Haendel), Requiem (Mozart), 9ª Sinfonia (Beethoven) Serenata para Tenor, Trompa e Orquestra de Cordas (Britten) bem como os ciclos Die Schöne Müllerin e Schwanengesang (Schubert) ou Dichterliebe (Schumann).

Gravou para as editoras Naxos, BMG, RCA Victor, Portugaller e PortugalSom, bem como diversas récitas e concertos para a RDP, RTP, Mezzo e RAI.

Publicou os livros “A Valsa dos sem-isqueiro”, “Amilcar, consertador de búzios Calados” (Prémio Matilde Rosa Araújo), “Afonso Cabrita, meu tio, ensaísta, toureiro e melancólico”(Prémio Bocage de Conto), “José, será Mago?”e “Histórias da Música em Portugal” e tem escrito outros textos, libretos de ópera, guiões para diversos espectáculos musicais e pedagógicos.