Skip to main content

9 Ago. 21:00

Olga Prats, Recital piano

Às 21:00


Olga Prats, Recital piano

"60 anos de carreira musical"


Iniciou a sua formação aos cinco anos de idade com a sua mãe e o pro-fessor e pedagogo João Maria Abreu e Motta, a título particular, tendo rea-lizado o seu primeiro recital no Teatro Municipal de São Luís, aos quatorze anos (em 1952). Com dezanove anos concluiu o Curso de Piano no Conservatório Nacional. Frequentou cursos de aperfeiçoamento em Colónia na Escola Superior de Música durante dois anos nos quais teve como professores Gaspar Cassadó e Karl Pillney e como bolseira pe-lo governo alemão em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, em 1959 em Friburgo, sendo seus professores Carl Seeman e Sándor Végh. Durante os seus estudos na Alemanha ganhou o prémio para me-lhor estudante estrangeira em 1958. Quando regressou a Portugal, em 1960, continuou a sua formação musical com Helena Moreira de Sá e Costa, tendo ganho em 1965 ainda como sua aluna, o Prémio Luís Costa atribuido à melhor intérprete de música espanhola.

Foi convidada para ser professora de piano nas classes de música de câmara de Paul Tortelier, Ludwig Streicher e Karen Georgian. Tocou com inúmeras Orquestras, de entre muitas outras destacam-se: Orquestra de Câmara do Festival de Pommersfelden; Orquestra Gulbenkian; Orquestra Sinfónica de Buenos Aires; Orquestra do Porto; Orquestra Sinfónica da Emissora Nacional. Deu especial relevo para a produção contemporânea desde a música de compositores portugueses de música de salão dos séculos XIX e à de Fernando Lopes Graça (este já do século XX) até à música de Astor Piazzola, tendo sido a primeira em Portugal a interpretá-la e a gravá-la.

Foi membro fundador de vários grupos: Duo de piano e violeta com Ana Bela Chaves (1969); Grupo de Câmara do Festival do Estoril; Opus En-semble (1980); Colecviva – Grupo Experimental de Teatro Musical Con-temporâneo (1975).

Para além da docência, da gravação e das actuações ao vivo que efectua com o grupo Opus Ensemble prossegue uma intensa actividade como ju-rada em concursos de interpretação nacionais e internacionais, entre ou-tros: Concurso de Música de Câmara da Rádio da Baviera; Concurso In-ternacional de Piano Viana da Motta; Prémio Jovens Músicos.

A 6 de Junho de 2008 foi feita Comendadora da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada.

 

 
 

Bilhetes:

Bilhete Geral: 18€

Bilhete com desconto: 13€ *

* músicos, estudantes e séniores

 

 

 


 

Fado nº 1 – Alexandre Rey Colaço
Outono – Asor Piazzolla
Fado Menir – A. Rey Colaço
Inverno – A. Piazzolla
Fado “Pintassilgo” – A. Rey Colaço
Primavera – A. Piazzolla
Fado Corrido – A. Rey Colaço
Verão – A. Piazzolla
Mumuki – A. Piazzolla
Fado Hilário – A. Rey Colaço
Olhos 2Negros – João Abreu e Motta
Chris-Tallina – A. Piazzolla
Fado nº 8 – A. Rey Colaço
Zum – A. Piazzolla
Fado nº 7 (Picadinho) – A. Rey Colaço
La muerte Del Anje – A. Piazzolla