Skip to main content

24 Set. 17:00

BEST OF CURTAS VILA DO CONDE

BEST OF CURTAS VILA DO CONDE

Uma seleção dos filmes premiados na 25ª edição do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema.


MY BURDEN
Niki Lindroth Von Bahr · Suécia · 2017 · ANI · 13'
Prémio Animação (Competição Internacional)

Neste carrancudo e absurdo musical encenado algures na Suécia, a música funciona como redentora da letargia e tristeza existencial deste conjunto de personagens. Num hotel cujos hóspedes são sardinhas, num restaurante sem clientes servido por roedores, num call-center cujos operadores são macacos e num supermercado vazio abastecido por um canino repositor de produtos, o apocalipse é um sedução libertadora.

 

RETOUCH
Kaveh Mazaheri · Irão · 2017 · FIC · 19'
Prémio do Público Nieeport (Competição Internacional)

Esta obra mais recente do iraniano Mazaheri revela um mergulho no Irão contemporâneo, com as dinâmicas de uma família a refletirem os fantasmas e tabus de todo um país. Uma composição psicológica das personagens como seres complexos, movendo-se nas zonas cinzentas, é aqui materializado na figura de uma misteriosa mulher que, de repente, toma uma das mais importantes (e drásticas) decisões da sua vida.

 

SURPRESA
Paulo Patrício · Portugal · 2017 · ANI/DOC · 9'
Prémio do Público SPA (Competição Nacional)

Animação documental que tem como base uma conversa gravada entre mãe, Joana, e a filha, Alice, com três anos de idade e a recuperar de um cancro do rim. Ao longo da conversa falam, de uma forma muito aberta e franca, sobre a doença, o presente, as lutas e conquistas de ambas.

 

OS HUMORES ARTIFICIAIS
Gabriel Abrantes · Portugal/Brasil · 2017 · FIC · 29'
Prémio BLIT para Melhor Realizador (Competição Nacional)

Através do cruzamento entre a estética de Hollywood e as estratégias do documentário, o filme acompanha uma jovem indígena do Parque Natural do Xingu até São Paulo, onde se apaixona por um robot em vias de se tornar um comediante de stand-up. Esta é uma história singular que mistura a antropologia do humor, comunidades indígenas e inteligência artificial.

SESSÕES:

24 Setembro:
Às 17h00

25 Setembro: Às 18h30 e 21h30
 

BILHETES

Bilhete Geral: 2.50€

Entrada Livre até aos 15 anos