Documentário - “Low budget Free Sound” | Videoarte - Caldas “O cidadão e a cidade”

Índice do artigo

SESSÃO ESCOLAS 10h00 • 14h00
SESSÃO GERAL 21h30

 

MIGUEL COSTA
____________________
RESIDÊNCIA ARTÍSTICA

Numa viagem subjectiva ao subconsciente do realizador caldense Miguel Costa, este trabalho, no formato de Videoarte, pontua com sons e imagens de forma não narrativa uma visão da cidade das Caldas da Rainha.

Caldas “O cidadão e a cidade”- O primeiro de dois projectos desenvolvidos na sua residência artística no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha visa criar ambientes sentidos na sociedade caldense de uma forma sensorial.

Quais são os diferentes tempos sentidos nesta cidade?

Existe um maior espaço para o cidadão como individualidade numa terra como as Caldas, devido à sua pequena dimensão, ou pelo contrário?

A peculiaridade de cada uma das diferentes faixas sociais que  coexistem na mesma tem características próprias?

Os diferentes mundos e pensamentos que vivem o mesmo espaço comungam uma visão partilhada do mesmo?

“Low budget Free Sound” - O segundo trabalho apresentado tem um cariz mais documental, revelando um especial enfoque para algumas das diferentes expressões artísticas de  vertente musical patentes na cidade.

As diferentes idiossincrasias e abordagens dos intervenientes são aqui explicadas na primeira pessoa quanto à criação ou reintrepretação dos diferentes conteúdos e géneros desde o jazz à clássica, passando pelo indy, dj e produção.

Estes trabalhos foram idealizados e realizados por Miguel Costa dirigindo a equipa técnica do CCC ao longo de todo o seu processo, desde a captação de imagens até à pós-produção, partilhando assim os seus métodos e know how com os elementos criativos deste centro cultural.

Ambos os filmes vão ser exibidos no Pequeno Auditório do CCC numa sessão continua que conta com a presença do realizador.

 

 

Gratuito

Inscrições:
Bilheteira CCC
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
262 889 650 / 262 094 081


Miguel Costa

O cineasta Miguel Costa, estudou cinema na ESTC - Escola Superior de Teatro e Cinema, tendo ainda frequentado diversos Workshops na área do cinema e fotografia. Como realizador, trabalhou com figuras de grande destaque no panorama intelectual e cultural, nacional e internacional, tais como o Maestro António Victorino D´Almeida, Júlio Pomar, Maria de Medeiros, Maria do Céu Guerra, Paulo Pires, André Gago, Olga Prats, Inês de Medeiros, Artur Pizarro, Erika Pluhar, Ingeborg Baldazti, Anne Victorino D’ Almeida, Ricardo Carriço, Vitor Norte, entre muitos outros. O seu filme em curta-metragem intitulado “No Divã”, foi selecionado e exibido no Short Film Corner do Festival de Cinema de Cannes e nomeado para Melhor Argumento e Melhor Produção em Lingua Estrangeira, no festival de cinema Madrid International Film Festival. Escreveu os argumentos de duas longas-metragens, “Aesthesis” e “Síndroma” e diversas curtas-metragens que realizou.

No ano de 2015 foi convidado pelo festival Macao Script Road, para juntamente com o realizador João Botelho, representarem o cinema português, onde apresentou a curta-metragem de ficção “No Divã” e o documentário de longa-metragem “A Poética de António Victorino D’ Almeida”.

Tem colaborado por diversas ocasiões com a RTP 2, para quem realizou os documentários “A Poética de António Victorino D’ Almeida”; filmado em França, Inglaterra, Áustria e Portugal e, ainda, o documentário “Olga Prats e os Compositores Portugueses”. Realizou os concertos apresentados no CCB e CCC sobre o espectáculo “Pássaros eternos” de Maria de Medeiros.

Na zona Oeste, realizou documentário em longa-metragem sobre o artista Ferreira da Silva “Em teu Corpo meu Corpo”, o concerto “Improvisação a Óbidos”, por António Victorino D´Almeida e diversos trabalhos para a Região de Turismo do Oeste, CCC e Município das Caldas da Rainha. Durante 4 anos trabalhou como realizador de informação na TDM, televisão de Macau e no Canal de Notícias de Lisboa - CNL, onde realizou debates, documentários e inúmeros programas de informação.

Na Expo 98 foi realizador de cerca de 80 concertos na Praça Sony.

Realizou diversos videoclips e efectuou a direcção de fotografia para o videoclip “Secreta” da artista Mísia, com realização de Maria de Medeiros.

Efectuou a direcção de fotografia da longa-metragem “O Tempo e as Bruxas” de António Victorino D’ Almeida.

No campo publicitário trabalhou com algumas das maiores empresas e instituições portuguesas, como a Galp, Sonae, Brisa, Grupo Mello, BCP, Associação de Turismo de Lisboa, Turismo de Macau, Oceanário de Lisboa, entre muitas outras.

Recebeu o 1º prémio no The 20th International Film Festival Agrofilm 2003 (Eslováquia) e o 1º prémio na categoria de “Vida Humana” do II Finisterra– Festival Internacional de Cinema de Arte e Turismo.

Autor de várias fotografias artísticas presentes em bancos de imagem alemães e ingleses. Durante cerca de 5 anos foi professor de Multimédia, Comunicação e Fotografia na ETEO.

  •  
     
     
  •  
     
     
     
  •  
     
     
     
  •  
     
     

Morada

  • Rua Dr. Leonel Sotto Mayor
    2500-227 Caldas da Rainha

+39° 24' 21.6606",
-9° 7' 53.2056"

Contactos

  • 262 094 081 / 262 889 650
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Newsletters

 

Redes sociais