Jazz com Júlio Resende Quartet

 

"O Júlio Resende Quartet é composto ainda por Zé Pedro Coelho (saxofone tenor e soprano), João Custódio (contrabaixo) e João Rijo (bateria).

Inicialmente orientado por um dos mais significativos pedagogos do jazz nacional, Zé Eduardo, Júlio Resende prosseguiu os seus estudos com Rodrigo Gonçalves e Pedro Moreira, outro grande pedagogo português.

Júlio Resende tem também um background na música clássica mas cedo descobriu que não ficava satisfeito em ser apenas um intérprete de peças musicais em que não pudesse improvisar.

Decidiu então estudar e trabalhar com os melhores mestres do Hot Clube, New School for Jazz and Contemporary Music, a Berklee College of Music e a Bill Evans Academy entre o tempo que passou na Université de St. Denis em Paris.

“Da Alma” (“From the Soul”) foi o primeiro disco deste quarteto, lançado no final de 2007, e é uma estreia muito promissora.

Enraízado na tradição, mas com uma abordagem criativa, aberta e moderna, a sua música é brilhante, colorida, sedutora, intrincada e bela. O músico tem um talento natural para a melodia.

É o projecto “Da Alma” que vem a Caldas da Rainha, um jazz fresco e de colorações lusas, baseado na tradição do bop mas com um forte acento de contemporaneidade.

Vamos assistir a balanços rítmicos de territórios ao Sul - Júlio Resende, de origem algarvia e pleno de Sol oferece-nos um ""seu"" modo de tocar piano original, por onde se vão espraiando melodias, pulsações e um balanço que só dele poderiam fluir.

Por isso, será de suspeitar, porque é que não seguiu uma carreira na música clássica, ele que tem a formação necessária para tal.

Segundo conta, os seus professores exasperavam-se com o facto de em plena interpretação de uma peça de Bach os seus dedos se libertarem da mente e começarem a improvisar sobre o tema.

O jazz tinha mesmo de lhe surgir ao caminho, e o certo é que se tornou num dos seus mais conceituados praticantes em Portugal.

“Não há nada pior do que o silêncio”, disse numa entrevista o mestre Júlio Resende, pintor entre os primeiros da história da arte portuguesa.

Poderíamos pensar que o seu homónimo na música, Júlio Resende, afirmasse algo de semelhante pelo facto de lidar com sons, mas o que verificamos ao ouvi-lo é que esses tão temíveis silêncios são incorporados na trama musical e transformados numa componente fundamental das suas peças, sob a forma de pausas, respirações, “não-ditos” que por vezes falam mais do que as palavras.

Talvez porque há coisas que a música nos diz que não podemos verbalizar, e nisso este jovem pianista tornou-se num mestre, epíteto que lhe é frequentemente dirigido nas mensagens visíveis na sua página do Myspace.

E se dúvidas houver quanto à sua capacidade de expressar o indizível, atente-se na belíssima versão que fez de “Wise Up”, tema que foi buscar ao filme “Magnolia” e incluiu no seu primeiro álbum a solo."

"Duração: 1h30m

Preço: 10€

Preços especiais:

Bilhete para a Família (família 4 pessoas): paga 2 bilhetes, 1 bilhete grátis, 1 bilhete 50% desconto

Bilhete para a Família (família 3 pessoas): paga 2 bilhetes, 1 bilhete grátis

Nota: entende-se por família pais e descendentes directos


M/12 anos


"

  •  
     
     
  •  
     
     
     
  •  
     
     
     
  •  
     
     

Morada

  • Rua Dr. Leonel Sotto Mayor
    2500-227 Caldas da Rainha

+39° 24' 21.6606",
-9° 7' 53.2056"

Contactos

  • 262 094 081 / 262 889 650
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Newsletters

 

Redes sociais