Skip to main content

18 Jun.

Fazer rir com o que nos mete medo

 

Este é um novo espectáculo para toda a família da companhia de teatro espanhol Yllanna, que nas Caldas da Rainha teve cerca de 150 espectadores, levado à cena no dia 5 no pequeno auditório do CCC.

Através da linguagem gestual e de um narrador que vai contando toda a história, o público foi levado a viver num divertido e fantástico mundo mágico de terror.

Três actores convertem-se nos mais queridos monstros de forma a mostrar o seu lado mais cómico. A actriz Guss e os actores Juan FranDorado e Ruben Hernandez conseguem surpreender ao longo de todo o espectáculo. O público correspondeu, com muita interactividade, risos e aplausos, o que agradou muito aos actores. Mesmo tendo em conta que “há coisas que funcionam melhor em Espanha e outras que têm mais graça em Portugal, mesmo sendo com linguagem gestual”, como explicou Guss.

Esta peça estreou em 2006 e já foi apresentada em várias salas de espectáculos em todo o mundo. “É um espectáculo de criação colectiva, feito entre os três”, contou Juan FranDorado. O seu colega Ruben Hernandez teve mesmo que aprender alguns truques de magia, que são apresentados durante o espectáculo. “Ao princípio foi muito difícil conseguir fazer os truques”, adiantou.

Os actores gostaram muito das Caldas da Rainha e do CCC, por isso querem voltar a este centro cultural. “Mas da próxima vez queremos actuar no grande auditório”, referiu Ruben Hernandez.

Até 23 de Junho continuam a decorrer as inscrições para a participação das escolas do 1º ao 3º Ciclo participarem na exposição “O Medo Cómico”.

Tal como na peça, o objectivo é que nesta exposição “se assuste o medo” com muita criatividade. Com esta actividade pedagógica pretende-se ainda fazer um cruzamento do tema apresentado de uma forma artística, com a exploração do tema nas salas de aula.

Os trabalhos realizados poderão ser entregues no departamento do Serviço Educativo do CCC até 23 de Junho de 2008. A exposição decorrerá durante o mês de Julho.

Na primeira semana de Agosto sairão os resultados dos vencedores (um vencedor por escalão) e os prémios serão bilhetes para os espectáculos da temporada de 2008. Os trabalhos premiados serão publicados na terceira edição da Revista Cultural do CCC.