Skip to main content

27 Mai. 21:00

Concerto de Ópera - Magia

Às 17:00

Concerto de Ópera

“Magia” é talvez uma das melhores palavras para definir os ambientes criados pela música de Giacomo Puccini (1858-1924).

Ao som de belíssimas árias escritas pelo génio italiano, ouviremos um pouco da história das óperas La Rondine, Suor Angelica, Manon Lescaut, Madama Butterfly, Turandot, Tosca, La Bohème e Edgar.

 

 

M/6

Bilhete Geral: 7,50€

 

 
ANABELA FERREIRA, Soprano

Nasceu e vive no Porto.

Licenciada em Canto Teatral pelo Conservatório Superior de Música de Gaia, na classe de Fernanda Correia, com a média final de 18 valores.

Já trabalhou com Ana Paula Russo, Enza Ferrari, Ettore Nova, Gabriella Morigi, Isabel Alcobia, Luis Giron May, Marc Tardue, Palmira Troufa, Patrizia Morandini e Paulo Ferreira.

Iniciou o seu percurso musical no Orfeão Universitário do Porto, participando em várias digressões nacionais e internacionais que percorreram diversos países da Europa, Américas e Ásia.

Estudou no Conservatório de Música do Porto.

Integrou o Coro de Câmara do Centro de Estudos de Música Barroca de Vila Nova de Gaia.

Participou como corista, durante 13 anos, em diversas produções do Círculo Portuense de Ópera, tais como Amahl e os Visitantes da Noite, Madama Butterfly, La Bohème, La Traviata, Norma, Tosca, As Bodas de Fígaro, A Flauta Mágica, O Elixir do Amor, Carmen, Don Giovanni, Falstaff, Don Pasquale, O Trovador, L’Enfant Et Les Sortilèges, Carmina Burana (em Portugal e Itália), Ode a Vasco da Gama e Zarzuelas.

Como aluna do Conservatório Superior de Música de Gaia actuou em diversos concertos de oratória, Lied e nas óperas Amahl e os Visitantes da Noite (Menotti), A Viúva Alegre (Léhar), O Limpa-Chaminés e Arca de Noé (Britten).
Apresentou-se como solista em: Glória de Vivaldi e Missa da Coroação de Mozart.

Recitais em que se tem apresentado como única solista, acompanhada ao piano (disponíveis no YouTube):

Mozart:
ATENEU COMERCIAL DO PORTO 11 setembro 2014

Bellini e Donizetti:
ATENEU COMERCIAL DO PORTO 26 fevereiro 2015

Verdi:
ATENEU COMERCIAL DO PORTO 10 setembro 2015

Puccini:
ATENEU COMERCIAL DO PORTO 10 março 2016
TEATRO FAIALENSE (Horta) 28 janeiro 2017
TEATRO LETHES (Faro) 24 fevereiro 2017
TEATRO DA VISTA ALEGRE (Ílhavo) 19 maio 2017
TEATRO BERNARDIM RIBEIRO (Estremoz) 27 maio 2017
TEATRO MUNICIPAL SÁ DE MIRANDA (Viana do Castelo) 3 setembro 2017
TEATRO GARCIA DE RESENDE (Évora) 29 outubro 2017

Licenciada em Medicina pela Universidade do Porto e especialista em Medicina Interna.
 
 

 
Ana Filipa Nunes da Luz

Natural do Entroncamento, principiou os estudos musicais aos 11 anos de idade, na área do piano, com os professores Alexei Eremine, Yan Mikirtoumov, Luís Batalha e Guenrik Elessine. Terminou, em 2008, a Licenciatura em Música – Vertente de Piano pela Universidade de Évora, onde pertenceu à classe da professora Elizabeth Allen. Frequentou, entre 2008 e 2010, o Mestrado em Performance – Piano, também na Universidade de Évora, tendo estudado com Pedro Burmester (Piano), Paul Wakabayashi e Ana Telles (Música de Câmara). Realizou uma Pós-Graduação em Ensino de Música, em 2014, na mesma instituição, onde trabalhou com Ana Telles, na área da prática executiva e didática pianísticas. Frequentou, posteriormente, o 1º ano do Mestrado em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco e encontra-se, actualmente, a finalizar o Mestrado em Ensino de Música – Piano na Universidade de Évora, sob a orientação de Ana Telles. Participou em várias masterclasses e workshops, onde teve a oportunidade de se aperfeiçoar musicalmente com Álvaro Teixeira Lopes, Filipe Pinto-Ribeiro, Frank Gutschmidt, Jean Pierre Armengaud, Mauro Dilema, Manuela Costa, Pascal Moraguès, Hubert Meyer, Edmar Ferretti (Piano e Música de Câmara); Andrew Wolley, Massimo Mazzeo, Fernando Miguel Jalôto, Kenneth Weiss, Raúl Martín Sevillano (Cravo).

Integrou, na área da Música de Câmara, o Dumka Quintet (Quinteto de cordas com Piano), o ensemble de música antiga Il Diletto Barrocco (Cravo) e, actualmente, um duo de Clarinete e Piano com a clarinetista Eunice Gil, com o qual obteve o 2º Prémio ex-aequo na categoria de Música de Câmara no curso Verão Clássico, organizado pelo Centro Cultural de Belém, em 2015.

Realiza, com alguma frequência, recitais em diversas formações camerísticas ou orquestrais, destacando-se emissões em direto para a Antena 2, colaborações com a Orquestra do Algarve, em vários concertos temáticos e, mais recentemente, a sua colaboração como correpetidora e cravista na produção da ópera Cosí fan tutte de W. A. Mozart, com a companhia Nova Ópera de Lisboa, no Teatro da Trindade, em 2016. Acompanha, regularmente, em vários contextos e iniciativas, desde festivais, a masterclasses, workshops, concursos, provas ou outros; participou como pianista acompanhadora e assistente nos estágios corais “Vocalizze”, no Instituto Piaget de Almada, entre 2010 e 2015. A sua actividade na área do acompanhamento levou-a a trabalhar sob a direcção de vários maestros, entre os quais Pedro Neves, Osvaldo Ferreira, Nikolay Lalov, Stephen Coker, José Eduardo Gomes, Pedro Teixeira, Paulo Lourenço, Elisenda Carrasco, Eugene Rogers, Paul Caldwell, Bernardo Marques.

Leccionou no Conservatório Regional de Ourém/Fátima (2007 – 2008) e no Conservatório Regional do Baixo Alentejo (2007 – 2011). É, também desde 2007, professora no Conservatório Regional de Évora - Eboræ Mvsica. Desde 2012, pertence ao corpo docente do Departamento de Música da Universidade de Évora, como Pianista Acompanhadora, na qualidade de Professora Assistente Convidada.