Skip to main content
M/6

2 Ago. 21:00

SIPO | Recital piano Boris Berman

Bilhete Geral: 18€
Estudante | Sénior: 15€

J.S. Bach 
(1685 - 1750)                               
Chaconne
(transcrição para a mão esquerda de J. Brahms)

  

J. Brahms
(1833-1897)
Variações sobre um tema original em ré maior op. 21 nº1
Variações sobre um tema húngaro em ré maior op. 21 nº.2 

J. Brahms
(1833-1897)
Variações e Fuga sobre um tema de G.F.Haendel 
em si bemol maior op. 24


Boris Berman

Nasceu em Moscovo e estudou no Conservatório Tchaikovsky de Moscovo com o grande pianista Lev Oborin, tendo obtido as mais altas classificações em piano e cravo. Boris Berman apresentou-se em público por toda a União Soviética tanto como solista como com numerosas orquestras, incluindo a Filarmónica de Moscovo e a Orquestra de Câmara de Moscovo.

Em 1973, emigrou para Israel, onde se tornou o intérprete de teclado mais procurado e uma das personalidades musicais de maior peso. Fundou e dirigiu o Yale Summer Piano Institute (1990-1992) e o International Summer Piano Institute em Hong-Kong (1995-1997). Boris apresentou-se em mais de quarenta países em seis continentes, acompanhado pela Royal Concertgebouw Orchestra, a Orquestra da Gewandhaus (Leipzig), a Philarmonia de Londres, Sinfónica de Toronto, Filarmónica de Israel, Orquestra de Minnesota, Sinfónica de Detroit, Houston e Atlanta, a Filarmónica de São Pedro Petersburgo e a Royal Scottish Orchestra.

Atualmente é o diretor do departamento de piano da Yale Music School (EUA). Em 2005, foi nomeado professor honorário do Conservatório de Shanghai e em 2013 professor honorário do Conservatório Real da Dinamarca em Copenhaga. Em 2017, recebeu o título de "Specially-appointed Professor" do Conservatório da China em Beijing.

A sua discografia demonstra a largura do espectro do seu repertório passando por Debussy, John Cage, Shostakovich e Schnittke com o Quarteto Vermeer (Naxos), nomeados para o Grammy e, bastante inesperado, uma gravação dos Ragtimes de Scott Joplin (Ottavo).