Skip to main content
Todas as idades

24 Jul. 11:00

CALDAS ANIMA'21 | Banda Plástica

Ruas da Cidade - Itinerante
Gratuito

Banda Plástica de Barcelos
A primeira aparição pública foi na festa de S. João, em Barcelinhos, em 23 de Junho de 1975, inseridos numa Marcha Luminosa.
Vestidos com umas casacas de labita e com cornetas feitas de cones de plástico (embutidos), acompanhados a toque de caixa.

Devido à surpresa, foi um sucesso.

A primeira apresentação dá-se no dia 12 de Junho de 1976.
O Coral de Barcelos ia participar num encontro de coros do norte de Portugal na Covilhã, e na apresentação individual iria atuar na freguesia de Orca.
O Coral fez a primeira parte, e a seguir surge a Banda Plástica, a entrar na sala, tocando algumas modinhas para divertir a assistência.

Executantes, músicas e instrumentos
Composta por cerca de 18 elementos, vestidos com casaco azul e calça branca, com chapéu de bico encarnado, são a imagem viva do “Músico de Barro” criado pelos ceramistas barcelenses.
Parte dos instrumentos são artesanais, de “faz de conta”, construídos a maioria com tubagem de plástico.
O suporte musical é feito por instrumentos reais: acordeão, trompete, clarinete, contra-baixo, bombo, pratos e caixa.
O reportório é composto por temas populares, marchas e antigas melodias, em forma de rapsódia.


Momentos Inesquecíveis
O sucesso da banda deu já origem a um número considerável de apresentações em Portugal. No estrangeiro estivemos no Brasil (Rio de Janeiro e São Paulo), Espanha (Madrid, Corunha, Sevilha, Vigo e Tui), França (Villefranche de Rouergue e Vierzon) e Estados Unidos América (Detroit - Michigan). De destacar a sua actuação na Expo 92.