Skip to main content
M/6

29 Jun. 21:00

Viagens Maravilhosas de Peer Gynt | Orquestra Gulbenkian

Bilhete Geral: 10€
Bilhete Estudante | Sénior: 7,50€

Robert Schumann - Concerto para violoncelo em Lá menor 
Mozart – Concerto para oboé K.314
Grieg  – Peer Gynt Suite nº 1


Orquestra Gulbenkian

Maestra: Constança Simas
Violoncelo: Martin Henneken
Oboé: Alice Caplow-Sparks


Constança Simas

No ano de 2023, Constança irá dirigir a National Youth Orchestra of Great Britain (NYO) e a NYO Inspire, nos programas de Primavera e Verão. Como maestra convidada, terá nesta temporada a sua estreia com a Orquestra do Norte e a Orquestra Clássica do Sul. Ocupa a posição de maestra e coordenadora da Orquestra Zohra em 2023/2024, sendo também responsável por ensinar direção de orquestra a jovens mulheres afegãs. Na temporada passada teve a sua estreia com a orquestra Southbank Sinfonia em Londres, a Orquestra Clássica do Centro em Coimbra, e exerceu funções de maestrina assistente em várias produções com a BBC National Orchestra of Wales e Ryan Bancroft; a Welsh National Opera; a Orquestra Metropolitana de Lisboa e a Orquestra sem fronteiras. No Teatro Rivoli do Porto foi diretora musical da Ópera Lugar Comum por Sofia Sousa Rocha e o Quarteto Contratempus, que estreou em Novembro de 2022. Como participante do programa WoCo Gateshead 2022-23, dirige esporadicamente a Royal Northern Sinfonia e é também mentorada pela Taki Alsop Conducting Fellowship. Em 2021/2022 foi maestrina residente do Young Women Opera Makers da Académie du Festival Aix-en-Provence e fellow do programa da Georgia Symphony Orchestra em Atlanta. Constança é proativa em criar concertos com mensagens e conceitos relevantes para a actualidade, tendo estreado obras por compositores Portugueses e produzido espectáculos focados em atingir públicos mais diversos. Constança terminou recentemente o mestrado de Direcção de Orquestra com Distinção no Royal Welsh College of Music and Drama, na classe do Professor David Jones. Iniciou os seus estudos em Lisboa completando a licenciatura também em Direção de Orquestra na Academia Nacional Superior de Orquestra Metropolitana em Lisboa, onde estudou com o Professor Jean-Marc Burfin. Ganhou vários prémios pela sua prestação no College, presenteados tanto pela própria instituição como também pela Fundação Calouste Gulbenkian em Portugal. No seu percurso teve a oportunidade de dirigir a Malta Philharmonic Orchestra, a Athens Philharmonia Orchestra, a Ealing Symphony Orchestra e coro, a Northampton Symphony Orchestra e a North Staffordshire Symphony Orchestra. Teve também como mentores os Maestros de reputação internacional Péter Eötvös, Carlo Rizzi, Ryan Bancroft, Magnus Lindberg, Elena Schwarz, Jean-Sebastien Beréau, Scott Sandmeier, Emilio Pomarico, Robert Delcroix and Michalis Economou.

Martin Henneken

Martin Henneken recebeu as suas primeiras aulas de violoncelo aos seis anos de idade. Estudou na Musikhochschule Lübeck (Alemanha) com Troels Svane. Posteriormente ingressou na classe de Reinhard Latzko na Universidade de Música de Viena (Áustria) onde concluiu o Mestrado com distinção. Músicos como o violoncelista Lynn Harrell e o violinista Walter Levin (Quarteto Lassalle) complementaram a sua formação. Foi premiado várias vezes no Concurso Nacional Alemão para Jovens Músicos. Foi bolseiro da Fundação Live Music Now, criada por Yehudi Menuhin.

Durante os seus estudos, colaborou regularmente com várias orquestras como a Filarmónica de Lübeck, a Orquestra da Volksoper Wien, a Sinfónica de Viena e a Sinfónica da Índia, Mumbai. Entre 2009 e 2010, integrou a Orquestra da Ópera Nacional de Viena (Filarmónica de Viena) com a qual teve a oportunidade de participar em gravações, digressões internacionais e festivais (Salzburgo, Lucerna, BBC Proms). Desde 2010, é 2.º Violoncelo Solista da Orquestra Gulbenkian.

Alice Caplow-Sparks

Alice Caplow-Sparks começou a tocar oboé aos doze anos de idade em Seattle, sua cidade natal. Prosseguiu os estudos na Cidade do México durante um ano, regressando então a Seattle onde foi aluna do oboísta Alex Klein. Aos dezoito anos deixou Seattle para estudar no Oberlin Conservatory, no Ohio, com James Caldwell. Durante o tempo que ali permaneceu, esteve ativamente envolvida com o Oberlin Contemporary Music Ensemble, além de outros grupos de câmara e orquestras. O seu grande interesse pela música de câmara teve o primeiro desenvolvimento durante uma digressão a Paris com o seu Quinteto de Sopros de Oberlin. Depois de finalizar a sua Licenciatura, ingressou na Eastman School of Music, em Rochester, Nova Iorque, onde frequentou e concluiu o Mestrado com Richard Killmer. Em Eastman encomendou uma obra original para oboé e trio de cordas ao compositor Gregory Mertl, a qual foi estreada no seu recital de graduação. Viajou então até Paris, onde estudou com David Walter no Conservatório. Em 2004 integrou a Orquestra Metropolitana de Lisboa e atualmente é membro da Orquestra Gulbenkian, onde toca oboé e corne inglês desde 2006.