Skip to main content

4 Jul.

“Burgher King Lear” reinventa peça de Shakespeare

 

João Garcia Miguel traduziu e esquartejou o texto criando uma versão bilingue para dois actores, um australiano e um português.

O nome “Burgher King Lear” tem uma dupla intenção irónica e crítica. O encenador manipulou e transformou o texto de Shakespeare como se fosse um hambúrguer.

O australiano Anton Skrzypiciel interpreta a personagem Lear e representa o texto original, em inglês. Miguel Borges interpreta dez personagens, incluindo as três filhas de Lear, numa tradução livre para português.

João Garcia Miguel trabalhou ao mínimo o que lhe pareceu substancial para esta peça: a história do pai e das suas três filhas.

Por acaso este homem é rei e pede às suas filhas que lhe digam qual delas o ama mais. Em troca da sua confissão dar-lhes-á um terço do seu reino. Se as duas primeiras, movidas pela ambição, lhe oferecem uma definição canónica, a sua preferida não entra no jogo pois um tão cavado amor não é descritível.

Do equívoco que tão pouco convencional resposta gera abre-se uma porta imensa, deixando sair incontroláveis forças ocultas, que enlouquecem e destroem tudo por onde passam.

"Duração: 1h53m

Actores: Anton Skrzypiciel, Miguel Borges

Produção: João Garcia Miguel

Preço: 15€

Preços especiais:

Bilhete para a Família (família 4 pessoas): paga 2 bilhetes, 1 bilhete grátis, 1 bilhete 50% desconto

Bilhete para a Família (família 3 pessoas): paga 2 bilhetes, 1 bilhete grátis

Nota: entende-se por família pais e descendentes directos

M/12 anos

"