M/6

5 Nov. 23:00

CnJ'21 | Conferência "Os Grandes Standards do Jazz: Uma Viagem Sonora e Comentada"

Nesta sessão, João Moreira dos Santos, investigador e autor do programa «Jazz A2» (Antena 2), e Cláudio Alves, compositor, guitarrista e cantor, propõem uma viagem histórica e musical pelos 25 standards do Jazz mais populares.

Desde os anos 1920 que os músicos de Jazz procuram, através de grupos e autores como a Original Dixieland Jazz Band (“Tiger Rag”) e King Oliver (“West End Blues”), compor, interpretar e gravar temas da sua autoria. Expandido enormemente entre as décadas de 1930 e 1960, esse vasto conjunto de peças originais foi sendo aprendido e reinterpretado pelas sucessivas gerações de músicos. Os referidos temas tornaram-se, assim, standards do Jazz, constituindo o idioma comum deste género musical, condição que partilham com os standards do cancioneiro popular norte-americano. Nesta sessão, João Moreira dos Santos, investigador e autor do programa «Jazz A2» (Antena 2), e Cláudio Alves, compositor, guitarrista e cantor, propõem uma viagem histórica e musical pelos 25 standards do Jazz mais populares. Vão assim soar no Caldas Nice Jazz clássicos como “Take the A Train”, “Take Five”, “Cantaloupe Island” ou “Birdland”, todos eles contextualizados esteticamente, musicalmente e discograficamente.


João Moreira dos Santos

Doutorado em Ciências da Comunicação (ISCTE), tem realizado o seu percurso profissional entre os média, a comunicação empresarial e o ensino universitário. É autor, desde 2013, do «Jazz a Dois» (RTP/Antena 2), distinguido em 2018 com o Prémio Autores, da Sociedade Portuguesa de Autores, na categoria de «Melhor programa de rádio». Tem colaborado também no Expresso, Visão História, Blitz, A CapitalJornal de Letras, etc., em sites norte-americanos de referência e no seu próprio blogue (2003-2011). É autor de 10 livros, alguns dos quais representados na Library of Congress, na New York Public Library, na British Library, na Bibliothèque Nationale de France e nas bibliotecas das universidades de Harvard, Yale, Princeton e Columbia. É também autor de várias exposições (Assembleia da República, Biblioteca Nacional e Centro Cultural de Cascais), roteiros, palestras culturais (Banco de Portugal e Centro Nacional de Cultura), documentários e espectáculos teatrais/musicais. Criou e produziu, igualmente, diversos eventos culturais de referência, nomeadamente o festival Allgarve Jazz e o ciclo Dose Dupla (CCB), um dos quais distinguido em 2012 pela UNESCO.

Cláudio Alves

Músico, cantor, compositor, letrista, fotógrafo e videógrafo Português. Nascido em 1992, desde cedo mostrou grande interesse pelas artes. Em 2007, começa a tocar guitarra durante o curso de design gráfico na Escola Secundária Artística António Arroio. Em 2010, inicia os seus estudos musicais mais aprofundados no Hot Clube de Portugal e conclui o curso. Durante este período, participa como aluno em festivais internacionais, tais como o Atina Jazz Festival (Itália, 2012) e o IASJ (Dinamarca, 2013).  Em 2014, inicia os seus estudos na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) e conclui a licenciatura de jazz em 2016. Desde então tem actuado em várias salas de concerto pelo país, tais como o Hot Clube de Portugal, Teatro Garcia de Resende (Évora Jazz Fest), Cascais Jazz Club (Antena 2), Museu Nacional de Arte Antiga (Antena 2), Liceu Camões (Antena 2) (Museu do Traje (Jazz no Museu de Traje de S. Brás), Palácio de Congresos ‘Manuel Rojas’ de Badajoz (Prémios Grada 2018), Centro de Ocio Contemporáneo COC, Badajoz (XI edición de Jazziberia de Badajoz), Festival Nazionale Dei Conservatori Italiani Città Di Frosinone, Itália, Royal Academy of Music, Dinamarca, entre outros. Ao longo do seu percurso já participou na gravação de cerca de 10 discos de música original com diversos grupos, tendo lançado o seu primeiro álbum em nome próprio de música original em Português no presente ano de 2020 ("Encontro"). Faz parte de vários projectos tais como "Nebuchadnezzar Group", "Gonçalo Sousa Quinteto", “Nelson Cascais Quinteto", “Pela Rua Fora", "Produtos Biológicos Grátis", entre outros.  As artes visuais ainda fazem parte do seu imaginário. Para além da música, Cláudio dedica-se também à videografia e fotografia

Contactos

  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
dezembro 2021
2` 3` 4` 5` 6` sa do
29 30 1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31 1 2

Informação Legal

Social

© 2008 - Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha.
Powered by [dp]Soluções