Skip to main content

18 Mar. 16:25

Cartas de Damasco

Às 17:00

Cartas de Damasco é um Projeto que nasceu a partir da correspondência real entre a Criadora e Autora: Ana Lázaro, e uma jovem escritora que cresceu e vive em Damasco, na Síria: Leen Rihawi.
Inspira-se na troca real de cartas entre duas mulheres, que vivem em lugares inversos, do ponto de vista cultural, social e político, e que cruzam olhares distintos sobre questões humanas, e de identidade, intrinsecamente ligadas ao lugar onde nascemos e vivemos.

A partir da desta partilha real, abriu-se um espaço para a criação de um espaço cénico que oscila entre lugares e palavras construídos nesta relação, e lugares ficcionados que procuram refletir acerca de um encontro e de um futuro que parece imaterializável.

Mais do que traçar um discurso expositivo sobre acontecimentos que nos são narrados quase diariamente acerca do conflito que persiste no médio-oriente, e cuja sistemática exploração de um ponto de vista algo desresponsabilizado, este espetáculo, convida os (jovens) espetadores a descobrir cumplicidades entre as palavras que atravessam o globo e nos chegam condicionadas por este momento histórico e social. Para que se possam encontrar os estados de humanidade profunda que se cruzam em situações opostas; para procurar de lugares de intimidade e emoções paralelas, para procurar repensar o olhar sobre o futuro.

Aproveitamos ainda para repensar a questão da comunicação e das relações humanas, numa era moldada pela realidade digital, pela rapidez e pela aparente proximidade trazida pela internet, que reformula as noções de amizade e relação, para as gerações nascidas no berço das novas tecnologias.

O Espetáculo, resulta de uma composição cénica multidisciplinar, integrando o cruzamento entre o teatro, a música e vídeo.


Direção artística, texto e encenação
ANA LÁZARO
Inspirado nas Cartas e Testemunho de: Leen Rihawi (a partir da Síria)
Interpretação
ANA SOFIA PAIVA E VASCO RIBEIRO CASAIS
Música e Espaço Sonoro
VASCO RIBEIRO CASAIS
Coordenação Técnica e Animação de Vídeo
HUGO C. FRANCO

M/10

Bilhetes: 

Adulto: 7,50€
Criança: 5€