Skip to main content

25 Nov. 17:30

Exposição "Cama de Ópio" de Ana Jacinto Nunes

Exposição "Cama de Ópio" de Ana Jacinto Nunes

Inauguração - 25 de Novembro, às 17h30

A cama de ópio é uma mobília chinesa, das antigas, feitas de madeiras resistentes ao tempo. Apanhei a minha debaixo de uma casa que ruíra na Taipa, uma ilha ao largo de Macau. Estava coxa e, quando a tirei, ficou um pé debaixo dos escombros. Veio para esta terra onde permaneceu numa caixa indiana de alumínio, as peças numeradas depois de lavadas por mim. Talvez por dez anos , não viu luz, guardada na cave da minha mãe.
 
Depois de muito pedir, o Álvaro carpinteiro lá concordou em a levar: faria o trabalho à medida que tivesse tempo, nas horas de espera entre as lacagens dos vários armários que o ocupavam. Telefonou-me ao fim de um mês, ia fazer a prótese e queria que eu escolhesse a madeira. Entregou-ma orgulhoso duas semanas depois, dizendo que o sistema de encaixe das peças era perfeito, mas que as cozinhas lhe pagavam a vida, a da filha e da mulher. Estava linda, porque eu só a queria de pé outra vez, sem verniz, sem ser reposta uma juventude injustificada.
 
De quarto em quarto, pesada e difícil, está  finalmente comigo, na minha cozinha onde faço barros, cozinho, dou jantares e faço comida. Ao redor discute-se, fazem-se planos caso o número da sorte calhe, faz-se amor, criam-se filhos.
 
As coisas velhas assistem a tudo.
 
anajacintonunes.com
 
 
Macau, Estados Unidos, Alemanha, três sítios onde viveu e expôs. Portuguesa, dividida entre laranjeiras, lótus e lichias, lobos, flamingos e dragões, Ana Jacinto Nunes trabalha nesta exposição sobre materiais resistentes, antigos e modernos. Desenha, conta, inventa — são histórias sobrepostas de civilizações longínquas que devagar se juntam à nossa, enquanto os fragmentos do quotidiano se enredam e bordam o nosso destino.

Inauguração - 25 de Novembro, às 17h30


Horário da Exposição

De segunda a terça-feira
10h00 < 13h00 | 14h00 < 19h00

De quarta a sexta-feira
10h00 < 13h00 | 14h00 < 21h00

Sábado e domingo
11h00 < 18h00

Sábado e Domingo - Em dia de espetáculo à tarde
10h00 < 13h00 | Abre duas horas antes do espetáculo

Sábado e Domingo - Em dia de espetáculo à noite
10h00 < 13h00 | 15h00 até términus do espetáculo