Skip to main content

9 Nov. 1

Exposição Coletiva - Escultura cerâmica vem a banhos!


 

Exposição Coletiva
"A escultura cerâmica vem a banhos"

Tendo as Caldas da Rainha o estatuto que todos lhe reconhecem no campo das artes plásticas, com particular destaque para a cerâmica artística com todo o peso da sua já tradicional ligação à industria, faz todo o sentido o acolhimento dado pelo CCC à realização de uma mostra de escultura em que a cerâmica surge como suporte técnico.

Este acolhimento tem especial significado em face de uma situação de clara discriminação desta técnica por parte do nosso pequeno meio artístico e cujas causas, certamente discutíveis, podemos procurar no seu passado recente. Com a entrada do país na União Europeia nos anos 80, assistimos ao surgimento de um mercado de arte, fruto da eclosão de uma classe média com poder de compra e ávida de materiais nobres que aferissem o seu novo estatuto. A cerâmica é então associada à arte popular e encarada por este público como uma recordação dos lares de infância. Desta forma, as galerias de arte, indo ao encontro desta tendência, remeteram os artistas que persistiam nesta técnica para as margens do mercado artístico, tais como espaços públicos e lojas de decoração. Trabalhar exclusivamente nesta área tornou-se, assim, muito difícil. No entanto, com o impacto provocado pela crise económica, as galerias são forçadas a arriscar mais e a pôr de lado preconceitos, surgindo assim sinais de mudança.

Sendo o polo aglutinador desta exposição a cerâmica como suporte técnico, a coerência formal entre os seus participantes não constitui um objetivo, antes pelo contrário se procurou um leque de tendências, tão característico da nossa contemporaneidade. Não se tratando de um levantamento completo de tudo o que se vem fazendo entre nós nesta área, é no entanto um retrato significativo onde estão representados alguns dos nomes mais destacados juntamente com outros pertencentes às novas gerações, que esperamos para bem do enriquecimento do nosso meio artístico não venham a estar sujeitos a qualquer espécie de preconceitos.

Jorge Pé-Curto

Horário da Exposição:
Segunda e terça-feira
10h00 » 13h00 | 14h00 » 19h00
Quarta a sexta-feira
10h00 » 13h00 | 14h00 » 21h00
Sábado e Domingo
11h00 » 13h00 | 14h00 » 18h00
Sábado e Domingo - Em dia de espetáculo à tarde
10h00 » 13h00 | abre 2 horas antes do espetáculo.
Sábado e Domingo - Em dia de espetáculo à noite
11h00 » 13h00 | 15h00 até términus do espetáculo.

Entrada Livre