Skip to main content

10 Jun. 21:30

World Press Cartoon 2017

Pág. 1 de 3

 

Exposição WORLD PRESS CARTOON 2017

Exposição patente de 10 de Junho a 27 de Agosto

A cidade das Caldas da Rainha recebe em 2017, pela primeira vez, o grande evento anual do desenho de humor na imprensa internacional, o WORLD PRESS CARTOON. Trata-se da décima segunda edição de um salão de projecção global que todos os anos selecciona e premeia os melhores cartoons publicados nos jornais e revistas de todo o mundo. As obras vencedoras do World Press Cartoon 2017 vieram do Brasil, Equador, França, Grécia, Irão, Itália, Sérvia e Suíça.

O anúncio dos prémios terá lugar no grande auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, no próximo dia 10 de Junho, num espectáculo de música e humor que conta com a presença de todos os autores premiados. A animar a noite, estarão dois humoristas absolutamente excepcionais. A actriz de comédia que os portugueses há muito consagraram: Maria Rueff. E Elliot, um artista belga que já actuou em Portugal em diversas ocasiões e que transporta os espectadores numa incontrolável explosão de alegria. A animação musical é da Begin Big Band, constituída por músicos profissionais portugueses de enorme talento e cujo repertório nos remete para os clássicos das orquestras de jazz dos anos 50.

Os trabalhos premiados integram uma exposição que será inaugurada nessa mesma noite, também no Centro Cultural e de Congressos. São 267 caricaturas, cartoons editoriais e desenhos de humor que fazem a história de todo um ano, olhares de diferentes culturas, obras em que os cartoonistas retratam e criticam o andar do Mundo com a acutilância do sorriso. Estão representados 168 jornais e revistas de 51 países. Foram seleccionados por um júri internacional de cartoonistas que reuniu nas Caldas da Rainha em Abril e que integrou, para além do director do salão, o português António Antunes, Ross Thomson, da Grã Bretanha, Hermenegildo Sábat, do Uruguai, Angel Boligán, do México, e Zoran Petrovic, da Alemanha. A exposição estará aberta ao público, com entrada livre, entre os dias 11 de Junho e 10 de Agosto.

A cerimónia de entrega de prémios realiza-se dia 10 de Junho às 21:30. A entrada tem o custo de 1.50€, limitada à lotação da sala. Os interessados em assistir poderão levantar os seus bilhetes no CCC, a partir do dia 18 de Maio.

Horário da Exposição:

De Segunda a Domingo
10h00 < 13h00
14h00 < 18h00

EXPOSIÇÃO: Entrada Livre

 

Imagens Exposição Anos Anteriores
Página