Skip to main content

20 Out. 17:00

Exposição 100 ANOS DE JAZZ EM PORTUGAL 

Exposição 100 ANOS DE JAZZ EM PORTUGAL 

Inauguração da Exposição: Dia 20 de Outubro, às 17h00

Exposição patente de 20 de Outubro a 25 de Novembro

 
100 ANOS DE JAZZ EM PORTUGAL EM EXPOSIÇÃO NO CENTRO CULTURAL E CONGRESSOS DE CALDAS DA RAINHA
 
JAZZ EM PORTUGAL: 100 ANOS DE TXIM TXIM TXIM PÓ PÓ PÓ PÓ
 
Entre 20 de Outubro e 25 de Novembro o Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha acolhe a exposição Jazz em Portugal: 100 anos de Txim, txim, txim, pó, pó, pó, pó. Comissariada pelo historiador João Moreira dos Santos, narra a história de um género musical cujos primeiros ecos chegaram ao País no decurso da Primeira Guerra Mundial e que se cruzou com grandes figuras da cultura nacional.
 
Tematicamente, a exposição, que em 2017 esteve patente na Biblioteca Nacional, organiza-se em torno de 11 módulos. Os visitantes podem assim ficar a conhecer as origens do Jazz em Portugal, perceber como foi recebido e divulgado na imprensa, na rádio e na televisão e qual a posição dos poderes institucionalizados. Um enfoque muito especial foi colocado na história dos concertos, festivais, jam-sessions, clubes nocturnos, clubes de Jazz, discos, discotecas e editoras, mas também dos músicos, produtores e fotógrafos.
 
Em termos de conteúdo, a mostra está repleta de novidades, partindo da investigação que o comissário efectua há cerca de 20 anos, da qual já resultaram sete livros. Entre os pontos de interesse contam-se uma fotografia do encontro, em 1966, entre Eusébio e Duke Ellington, vários documentos sobre a relação do Estado Novo com o Jazz – entendido como uma “música deseducadora” –, o primeiro disco gravado por músicos portugueses (1957), um disco de 1929 que contém uma peça dedicada ao Jazz e as baquetas que o baterista Jimmy Cobb (presente no disco Kind of Blue, de Miles Davis) usou no Cascais Jazz.