Skip to main content
M/6

10 Mai. 21:30

SEASON IMPULSO 2024 | FILIPE SAMBADO // GALGO // AGRESSIVE GIRLS

Bilhete geral: 12€
Desconto estudante: 50% *Válido apenas na bilheteira física do CCC, mediante apresentação de cartão estudante (um bilhete por pessoa/estudante).

Filipe Sambado nasceu em Lisboa a 6 de Junho de 1985. Passou a infância e a adolescência entre Elvas, Vila Nova de Santo André e Lagos, tendo regressado a Lisboa para estudar Teatro e Dramaturgia e Técnicas de Som, acabando por se fixar nesta cidade.

Inaugurou o seu percurso musical a solo em 2012 com o lançamento do EP "Isto É Coisa Pra Não Voltar a Acontecer". No entanto, aconteceu mesmo e assim chegaram até nós "1,2,3,4" e "Ups... Fiz Isto Outra Vez”, que abriram caminho para "Vida Salgada”, o seu primeiro longa duração lançado em 2016. A este sucedeu-se "Filipe Sambado & Os Acompanhantes de Luxo" editado em Abril de 2018 com selo NorteSul/Valentim de Carvalho. Aclamado pela crítica especializada e pelo público, foi considerado o melhor disco nacional do ano pela Antena 3, Radar, Vodafone FM, entre outras publicações, e nomeado para os Prémios SPA 2019 na categoria de Música - Melhor Trabalho de Música Popular. Em 2020 Filipe Sambado participou no Festival da Canção, como compositora e intérprete do tema “Gerbera Amarela do Sul” que figura no seu disco “Revezo”, editado em 2020.

A par do seu trabalho em nome próprio, Filipe Sambado tem vindo a colaborar como música, compositora e produtora em muitos outros projetos musicais, que revelam uma artista completa e multifacetada que já conquistou o seu lugar na história da música nacional.

Setembro de 2023 traz-nos o seu novo longa duração – “Três Anos de Escorpião em Touro”, um álbum transdisciplinar de 15 temas, criado num período de introspecção que resultou numa pesquisa de profunda partilha e intimidade.

PRESS

“Ao terceiro disco de originais, o músico troca o psicadelismo pop por uma folk apaziguada, construída a partir da tradição, mas sem perder a contemporaneidade."

Miguel Judas, in Diário de Notícias

“O disco mais pessoal do cantautor, onde, num regresso à infância, reconstrói o folclore tradicional português como forma de provocação a uma sociedade conservadora."

Hugo Geada, in Jornal I

"Nesta nova fase de cruzamento entre o tradicional e a pop, Sambado coloca-se no mesmo comprimento de onda dos portugueses Conan Osiris e Pedro Mafama ou até da espanhola Rosalía."

Alexandre Ribeiro in Rimas e Batidas


Oriundos de Lisboa, Galgo são Alexandre Moniz, Joana Komorebi, João Figueiras e Miguel Figueiredo. Com três LPs (Pensar Faz Emagrecer [2016], Quebra Nuvens [2018], Parte Chão [2020]) e um EP (EP5 [2015]) mostram o seu estilo que salta entre math-rock, dance-rock e post-rock. 

Amigos desde a secundária, formam a banda de garagem em 2013 e desde então têm arfado por todo o Portugal a mostrar a sua música, com a ocasional saída para fora, ao tocar no Sziget na Hungria.

Tendo influências que vão desde a electrónica dançável de bandas como Chk Chk Chk ou Metronomy até ao peso matemático de Sleeping People, os 4 membros criam a sua assinatura clássica e constroem assim uma discografia que tem um veio consistente no seu núcleo, mas que explora novas identidades com cada lançamento.

Em 2023, o Galgo cumpre 10 anos de existência e prepara agora o lançamento do seu novo LP “DENSO”. Reimaginando uma melancolia densamente dançável, carrega todos os estados físicos, unindo-se num só. Está cá fora no início de 2024.


Agressive Girls, nova banda punk eletrónica de Dakoi e Diana XL, lança em 2024 o seu EP homónimo. Compactam em 7 faixas o pacto de sangue entre beats sujos e barulhentos e a voz crua e sentimental, encontram-se num cruzamento entre vivências emocionais e a música feita por computadores. Focam as suas emoções vividas a 200% no presente, e trazem uma sonoridade de raiva queer lésbica, sem barreiras, sem medos e sem espaço para meio termo.

Gritam sobre as frustrações com o mundo e com quem as enfrenta, o namoro entre a vida e a morte que as deixa esfomeadas de viver. Com base nas sonoridades ouvidas em teenager, imortalizam os seus ideais e crescimento. Inspiradas em subgéneros do metal, dubstep e trap, misturam todas as referências numa desconstrução rasgante.

Acompanham a trajetória musical uma da outra desde o início das suas carreiras a solo, desta vez juntam-se para trabalhar num projeto que quer explorar a personalidade e referências musicais pós-teenager de cada.

#queerpunk #electronic #trap #ambient #hardcore #punk #lesbicore.