«A Outra Margem» de Luís Filipe Rocha
02.06.2008
"O filme trata da história de um travesti que perdeu o gosto pela vida é confrontado com a alegria de viver de um adolescente com síndrome de Down.
O mais recente filme de Luís Filipe Rocha, “A Outra Margem”, que fez a estreia mundial no Festival de Filmes do Mundo de Montreal, recebeu elogios do público e da imprensa, tendo entretanto recebido vários prémios.
No Canadá os actores actores Filipe Duarte e Tomás de Almeida receberam ex-aequo o prémio de Melhor Actor na categoria Films du Monde.
No Guadalajara Film Festival o filme recebeu o Prémio Especial do Júri e foi ainda entregue o Prémio de Melhor Actriz para Maria D’Aires.
A película obteve ainda nomeações para os Globos de Ouro da SIC nas categorias Melhor Filme, Melhor Actor e Melhor Actriz.
A Homossexualidade e a Síndrome de Down são, ainda hoje, estigmas que exilam seres humanos para A Outra Margem da vida. A moral tradicional na mensalidade dominante é, ainda hoje, causa incontornável de exclusão e afastamento. Iluminar e exibir a humana normalidade dos “anormais” é confrontar os “normais” com a sua própria e intima “anormalidade”. É propor uma ponte de compreensão entre as duas margens.
Trailer: http://www.clapfilmes.pt/aoutramargem/portugues/trailer.html"
Participações em festivais
"2007 CLAP Filmes
Festival des Films du Monde de Montreal 2007 (Canadá) - Competição Mundial
Prémio de melhor actor - Films du Monde - actores Filipe Duarte e Tomás de Almeida - receberam ex-aequo o prémio de Melhor Actor
Festival de Sevilha (2007) - Competição
Image+nation: Montréal Int´ Film Festival 2007
LGBT Film Festival (2007)
Festival de Cinema Iberoamericano de Huelva 2007 - fora de competição
Guadalajara Film Festival – Prémio Especial do Júri e o Prémio de Melhor Actriz para Maria D’Aires.
De Sodoma a Hollywood 23
Torino GLBT Film Festival
UGC European Film Showcase – Paris –
Globos de Ouro - nomeado para os Globos de Ouro da SIC para Melhor Filme, Melhor Actor e Melhor Actriz.
"