Skip to main content

A porquinha Olivia esteve no CCC

10.09.2008

quarta-feira, 0:00

Criada e desenhada por Ian Falconer, Olivia é uma porquinha cheia de energia e ideias, que quando não tem sono aproveita para dançar, sobretudo passos de ballet.

Esta personagem serve de inspiração ao espectáculo, da autoria da coreógrafa Isabel Barros, que tem como intérprete a bailarina Sónia Cunha e uma marioneta. Através da dança e da interacção com a boneca Olivia, Sónia Cunha interpreta vários momentos conhecidos pelas crianças que já leram os livros de banda desenhada.

As histórias são as mesmas. Desde a visita de Olívia ao museu, aos sonhos da porquinha e ainda o dia em que ela salvou o circo. O ambiente é sempre muito envolvente, com a narração de Ana Azevedo e a música de Carlos Guedes. Tanto que durante toda a apresentação são inúmeros os comentários que se ouvem das crianças na sala, interagindo com o que acontece em palco. No final as crianças foram ainda convidadas pelo elenco a cumprimentar a Olivia e o gato, permitindo aos pais tirarem algumas fotografias.

Embora estejam em digressão há quatros anos, desde 2007 que o espectáculo passou a ter como intérprete a bailarina Sónia Cunha. Antes disso, era a própria autora da ideia, Isabel Barros que interpretava.

Carlos Guedes ficou surpreendido por estar tanta gente a assistir nas Caldas da Rainha, uma vez que habitualmente quando actuam em auditórios tão grandes têm sempre menos espectadores. Quanto ao CCC, disseram ser "um espaço fabuloso e muito bem equipado". Para o músico "é raro haver um espaço destes no país, fora de Lisboa ou do Porto, e é importante que isso aconteça".