“As Criadas” no CCC antes de partir para Espanha
23.03.2009
O encenador, que é professor de Teatro na ESAD, considera mesmo que o CCC até funciona como talismã para as digressões internacionais das suas peças.
“Burgher King Lear”, também com encenação de João Garcia Miguel, foi apresentada nas Caldas a 4 de Julho de 2008, seguindo depois para Espanha onde viria a galardoada com o prémio FAD Sebastià Gasch. “As Criadas” segue agora também para Espanha.
No CCC a peça foi apresentada em dois dias seguidos no grande auditório, com a participação de Miguel Borges, Anton Skrzypiciel e do próprio João Garcia Miguel.
Estreada no CCB em Setembro do ano passado, “As Criadas” conta a história de duas serviçais que discutem a forma como vão matar a patroa.
A estreia da peça original, em 1947, estalou a polémica pela sua forte crítica à hierarquia das classes sociais e às relações de escravatura. A questão do poder e o conflito entre vida e morte ressurgem num jogo de linguagens que desencadeia a reflexão sobre os labirintos que enformam a condição humana.
Os actores surgem em cena vestidos de mulheres uma versão trilingue, colocando o português, o francês e o inglês "em confronto".
Segundo o encenador, esta versão "cria quase uma nova linguagem" e recorre à repetição, mas evita fazê-lo de forma exaustiva.
A apresentação nas Caldas “correu bastante bem”, na opinião de João Garcia Miguel, apesar de esperar mais público.
Apesar do bilhete ter sido mais barato no CCC do que noutras salas (como o CCB), o encenador considera que o momento de crise que se vive pode afastar as pessoas das salas de espectáculo.
Por outro lado, o género de teatro que faz nem sempre é de fácil leitura. Mas o CCC tem prestado uma atenção especial às dramaturgias contemporâneas, não enveredando pelo que é considerado mais “fácil”.
De qualquer forma, João Garcia Miguel salienta que é sempre muito bom poder usufruir das condições excepcionais do CCC. “A minha relação com as Caldas começa a ser vital, não só por aqui dar aulas, mas também porque o CCC tem sempre acolhido as minhas propostas”, comentou. Tem tido também muitas reacções positivas por parte do público.