“As Sombras de Bradshaw”
04.04.2013
Datas:
27 de Março (Sexta-feira) – 20h às 23h
28 de Março (Sábado) – 9h30 às 12h30/13h30 às 19h30
3 de Abril (Sexta-feira) – 20h às 23h
4 de Abril (Sábado) - 9h30 às 12h30/13h30 às 20h30
Local: Sala Multiusos do CCC
Formadores:
Walter Ramos Almeida
Irene Cortesão Costa
Nº de participantes: mínimo de 7; máximo de 20.
Público-alvo: Docentes
Preço: 20 euros
METODOLOGIA
I – A Imagem do corpo
Criar silhuetas com movimento contra uma parede branca (individual e/ou colectivo)
Fazer slides dessas silhuetas
Projectar os slides num papel branco
Estudo dos movimentos do corpo e articulações
Recorte das formas em papel e passagem para a cartolina preta
Recorte da cartolina preta e criação de adereços (roupa, acessórios, expressões, cabelos, …) com papel de celofane, seda, …)
Montagem dos bonecos / personagens com ataches
II – A cena
Criação dos cenários (com experimentação livre de materiais e luzes)
Introdução da música dos cenários Ilustração de cenários criados pela música
III – A história
Adaptação de uma história com personagens criadas
Ou
Criação de uma história a partir das personagens
Encenação da história em pequenos quadros
Criação da banda sonora/sonoplastia (música em função das imagens e da história e voz – gravada ou ao vivo)
Exploração de novos elementos - (luzes – mais do que uma e com cores; o corpo real em interacção com os bonecos – que são silhuetas dos participantes)
IV – Apresentação
Conteúdos trabalhados
Expressão motora: O corpo e os movimentos O equilíbrio
Expressão musical: O som e a imagem O som e o movimento Os cenários musicais A voz
Expressão plástica: Figura humana – desenho; fotografia; recorte; movimento; colagem; proporção; planos Cor e Luz Composição de elementos
Conteúdos pedagógicos trabalhados transversalmente: Criatividade e imaginação Concentração Trabalho de grupo Respeito pelo individual Respeito pelo trabalho mútuo Sensibilização para outras formas de comunicação/expressão O silêncio e a qualidade do ambiente sonoro Valorização da auto imagem como indivíduo e no grupo