BANDA COMÉRCIO E INDÚSTRIA DE CALDAS DA RAINHA
20.05.2012
A música para Orquestra de Sopros, conhecida entre nós por Banda, tem tido uma evolução fantástica nas últimas décadas, havendo neste momento excelentes compositores em constante criação de repertório.
A Banda Comércio e Indústria tem acompanhado esta evolução e, neste concerto, apresenta um repertório diversificado de encontro com as novas tendências.
Depois do sucesso que teve o Concerto com solistas convidados, no CCC em 2010, prepara-se agora para um programa dentro das mesmas características, mas com peças ainda mais exigentes.
O piano é um instrumento de excelência, muito usado como solista, mas não com orquestra de sopros. Foi convidado o pianista Sérgio Gonçalves, professor no Conservatório desta cidade, para estrear uma obra inédita.
Ruben Tomé é um excelente músico, que iniciou a sua actividade nesta Banda, e tem tocado com as principais Orquestras Nacionais e grupos de Música de Câmara de referência, sendo um exímio executante de Eufónio e Trombone. Na peça onde será solista tocará ambos os instrumentos.
As transcrições de repertório erudito, dito clássico, para Banda são um grande desafio para executantes e com impacto fantástico no público. “Czardas de Monti”, originalmente para Violino, é uma peça brilhante que necessita de um músico virtuoso para ser tocada, por isso convidou-se o percussionista Rui Sousa, que para além da sua carreira de músico militar é professor de percussão na BCI.
Sendo Sérgio Carolino o artista residente do CCC durante este ano e havendo uma grande relação de amizade com o Maestro Adelino Mota, irá este conceituadíssimo tubista estrear uma peça para si composta e em estreia nacional.
Para além das obras com solistas, serão ainda apresentadas mais algumas, prestigiando os compositores portugueses e também alguns compositores de referência internacional.
A BCI nunca teve tantos elementos e continua a surpreender com a diversidade dos programas apresentados. Este concerto deverá confirmar a sua qualidade musical e o reconhecimento que o público caldense tem neste momento pela sua Banda!