Skip to main content

Bebés encantados com “Ti-tó-tis” no CCC

20.04.2010

terça-feira, 0:00

“Ti-tó-tis – dança e música para bebés” é um espectáculo que oferece a dança e a música num contexto pensado ao pormenor, onde a luz, o som, o cenário e a imagem se interligam e criam uma oferta única.

Esta é quinta produção para bebés da DançArte, companhia de dança residente no Cine-Teatro S. João, que celebra este ano o seu 15º aniversário.

A coreógrafa Sofia Belchior apresenta mais esta proposta, desta vez com cinco intérpretes. Para além de duas bailarinas e dois músicos, o espectáculo conta ainda com um actor com experiência em marionetas.

“Ti-tó-tis” é um sonho duas meninas que se passa num quarto onde existe um relógio mágico que proporciona momentos divertidos ao longo da noite.

O espectáculo estreou em Fevereiro e tem sido apresentado em vários locais do país, com uma boa recepção por parte dos bebés e dos pais.

As pessoas cada vez exigem mais da nossa parte. Há pais que assistiram aos outros espectáculos com os seus filhos e agora vêm com os irmãos mais novos dessas crianças, que entretanto cresceram”, contou Sofia Belchior.

Estas experiências para bebés surgem a partir da Teoria de Aprendizagem Musical de Edwin Gordon, um dos mais destacados investigadores da actualidade no âmbito da Psicologia e Pedagogia da Música.

Tendo em conta que o potencial de uma pessoa para aprender é máximo na altura do seu nascimento, os primeiros anos de vida são considerados cruciais para estabelecer boas fundações para um óptimo desenvolvimento musical.

As experiências musicais que uma criança tem desde o nascimento até aproximadamente aos cinco anos podem ter um impacto profundo na forma como esta vai ser capaz de perceber, apreciar e compreender em Música como adulto.

A programação infanto-juvenil no CCC continua no próximo domingo, 25 de Abril, com duas sessões de "Personagens de Água", da coreógrafa Aldara Bizarro.

Este é um espectáculo de Dança Contemporânea sobre as qualidades da água que leva as crianças a produzirem personagens recriando dessa forma situações da vida real.

A 9 de Maio, às 16h30, a Companhia de Teatro de Animação "Os Papa-Léguas" apresenta a peça «Porque é que o Capuchinho é Vermelho».

«As Botas do Sargento», um conto de Vasco Graça Moura inspirado na obra de Paula Rego, que serve de mote para um espectáculo portátil que leva consigo 5 pinturas para uma história, a apresentar no CCC a 16 de Maio.

No dia 30 de Maio sobe ao palco do CCC "Chouz", um espectáculo criado pela bailarina e coreógrafa Nathalie Cornille a partir de um sapato, destinado a crianças, jovens e famílias.