Cacique´97
12.06.2010
A banda é constituída por 10 elementos de várias proveniências (Cool Hipnoise, Philarmonic Weed, Most Wanted, Spaceboys, etc), numa verdadeira celebração da música africana, do espírito combativo e revolucionário de Fela Kuti.
Mais do que um género musical, o Afrobeat é considerado uma cultura.
Aproveitando o Jazz e o Funk que chegava do outro lado do Atlântico e os ritmos yoruba e highlife africanos, o músico nigeriano Fela Kuti, bem consciente do movimento dos direitos civis nos Estados Unidos nos anos 60, assim como dos movimentos de independência dos países africanos, decide pôr em prática esta mistura a que se chamou Afrobeat.
Fela usava-o como uma arma contra o governo corrupto nigeriano, através de letras fortes e incisivas disfarçadas sobre uma manta rítmica bastante dançável e com uma militância só equiparável ao Reggae jamaicano.
A sua mensagem espalhou-se por todo o continente e é ainda hoje considerado um dos grandes freedom fighters do nosso tempo, ao lado de nomes como Bob Marley e Bob Dylan.
Cacique´97 junta o legado deixado por Fela, que morreu em 1997, e mistura-o com as novas tecnologias através do uso de samplers e laptops e aplica-o numa fórmula adaptada aos nossos dias.
Em Junho de 2009 foi editado o CD+ vinil 7” (edição especial fnac), do álbum de estreia de Cacique’97. O primeiro álbum de Afro-beat feito em Portugal.
Participam neste álbum vários músicos como Ruben Alves (piano), Kimi Djabaté (voz e balafon), Galissa (Kora), Ikonoklasta (Conjunto Ngonguenha), Bob Da Rage Sense, Sir Scratch, Sagas, entre outros.
O primeiro single "Eu Quero Tudo" foi misturado em Paris por Sodi, responsável por discos de Femi Kuti, Thievery Corporation, Keziah Jones, Red Hot And Riot, entre muitos outros.
Os Cacique´97 pretendem dar origem a uma banda sonora global dos novos tempos sem perder o lado reivindicativo e de promoção da consciência social característica do afrobeat.
Preço: 12.50€
Preço especial ( Estudantes e Séniores): 25% de desconto