Canções do Sudão num ambiente das Arábias
11.08.2008
O espaçou contou com mesas, cadeiras, alguns puffs, chá e o cheiro do incenso, num ambiente intimista.
A voz cálida de Mustafa Al-Sunni, foi acompanhada de alguns instrumentos tradicionais tocados por El Wafir e Salah Sabagh. O oud árabe, o riq, o Tar e a darbouka egípcia, foram alguns desses instrumentos.
A bailarina Marian Mammaeva compôs ainda mais este quadro, com os seus ritmos sensuais das cortes de califas e sultões, sem que faltasse a dança do ventre.
As várias canções sudanesas e do Médio Oriente, deram uma visão da música popular do país mais extenso de África. É exactamente devido à sua grande dimensão, que se encontram no Sudão muitas culturas diferentes e sons originais, desde os desertos do Norte e a música dos nómadas, ao Sudão negro do Sul, passando pelas influências árabes a Este.
Esta foi a terceira vez que o artista veio a Portugal, tendo participado em vários festivais. Desta vez, o objectivo foi apresentar as músicas do seu CD, intitulado “Songs of Sudan”. O músico gosta de andar por todo o mundo a divulgar a música do seu país e em Portugal é sempre bem recebido. Nas Caldas da Rainha, Mustafa Al-Sunni sentiu uma atmosfera muito boa durante o concerto. “Eu fecho os meus olhos, mas consigo ver”, afirmou.
No final o público também não escondeu a sua satisfação. Gonçalo Leonardo, das Caldas da Rainha, já assistiu a vários espectáculos no CCC e gostou muito do concerto de Mustafa Al-Sunni. “Gostei muito do ambiente que se criou”, referiu. O caldense tem gostado da programação “porque têm sido escolhidos espectáculos de qualidade”.
A jovem caldense Sara Silva é também uma presença habitual nos concertos no CCC, tendo apreciado os espectáculos a quem tem assistido. “Foi muito importante o CCC ter sido construído nas Caldas”. Sobre o concerto de Mustafa Al-Sunni, Sara Silva disse ter gostado muito. “Foi muito interessante. Nunca tinha ouvido música árabe e gostei muito”, disse.