CCC arranca programação de 2009 com concerto de Ano Novo
01.05.2009
A Orquestra Filarmonia das Beiras trouxe às Caldas um programa animado, com uma primeira parte dedicada a músicas de filmes e musicais da Broadway, seguido de excertos famosos de operetas e algumas peças de Strauss.
O maestro António Vassalo Lourenço explicou que normalmente a Orquestra escolhe um reportório mais festivo, que todos os anos tem variado. “Apresentamos sempre música apelativa e alegre”, adiantou o maestro, como forma de começar bem o ano.
Acaba por existir uma ligação entre as duas partes, uma vez que as operetas do século XIX eram o que mais de parecido que existia com os musicais do Cinema.
Apresentaram também peças de Strauss, devido à tradição dos concertos de Ano Novo em Viena.
Desde o dia 1 de Janeiro a orquestra tem vindo a percorrer o país com estes concertos de Ano Novo e para o maestro António Vassalo Lourenço foi com muito orgulho que actuaram no CCC, que já conhecia enquanto espectador. “É um espaço fantástico, com condições técnicas muito boas e com grandes condições acústicas. As Caldas da Rainha está de parabéns por ter este espaço”, referiu.
Para o público presente também foi uma excelente maneira de começar o ano cultural nas Caldas da Rainha. “Hoje começou um bom hábito e é importante que estes comecem. Foi uma boa maneira do CCC começar o ano”, afirmou Maria Nascimento. “O espectáculo foi divertidíssimo. Desta maneira começamos felizes o ano, esquecidos da negritude do ano passado”, disse.
Carlos Hermínio também gostou muito do concerto “que prova que em Portugal temos orquestras com muita qualidade”. Para o caldense, foi uma óptima ideia iniciar esta tradição do concerto do Ano Novo. “Precisávamos disto nas Caldas”, considera. Na sua opinião, devem acontecer mais concertos de música clássica e promover alguns com características que atraiam também os mais novos a este género musical. “O CCC começou bem, com um bom programa”, disse.
Para Lalanda Ribeiro este foi um óptimo concerto e uma boa forma de começar o ano. No dia anterior tinha assistido a um outro espectáculo de Ano Novo no Coliseu dos Recreios com a Strauss Festival Orchestra “e esta nossa orquestra não desmerece nada em comparação”. Lalanda Ribeiro costuma assistir a concertos no CCC, principalmente neste género de eventos. “Sempre que posso venho ao CCC”, afirmou.