Skip to main content

CCC recebeu reedição da peça “Afonso Henriques”

04.05.2009

segunda-feira, 0:00

Estreada em 1982, a peça “Afonso Henriques” já foi apresentada mais do que 600 vezes em Portugal e no estrangeiro, mas em 2009 foi relançada com uma nova encenação e um elenco original.

Quando a peça estreou o actor José Pedro Gomes fazia de Afonso Henriques e durante muitos anos este foi o “espectáculo-escola” do grupo. Os actores que entravam para o “Bando” começavam sempre por entrar nesta peça.

Embora o texto seja ainda o mesmo de 1982, existem muitas referências que ainda hoje continuam actuais, como o tema da crise.

Mas, segundo Sara de Castro, actriz e coordenadora do grupo, começam a pensar em fazer algumas alterações ao texto, a propósito de temas que podem ser tratados de outra forma. Nomeadamente a relação com a igreja e com os árabes. “Passados 20 anos o olhar sobre essas questões é diferente”, disse.

Desde Janeiro que o espectáculo está em itinerância pelo país e só no terceiro trimestre está prevista a sua apresentação no Teatro Nacional, em Lisboa.

Com lotação quase esgotada no CCC, foi interessante perceber como os pais fizeram questão de levar os seus filhos a mais um momento de cultura neste espaço. “Embora seja para todas as idades, o público infanto-juvenil adere muito bem a este tipo de linguagem. É um espectáculo muito lúdico, divertido, com música e movimento”, referiu Sara de Castro.

A actriz ficou muito contente por ver tantas famílias presentes e disse ter ficado impressionada por encontrar um equipamento cultural desta categoria nas Caldas da Rainha. “Não sabíamos que existia aqui um espaço tão bom para o exercício do teatro e das outras artes”, afirmou.

Na sua opinião, estas infra-estruturas são muito importantes, “mas esperamos que haja meios humanos e financeiros para terem programação contínua, porque só assim se mantêm os públicos”. A actriz salientou que é importante que as pessoas tenham orgulho no centro cultural da sua terra e o frequentem sempre que possível.