CCC traz João Paulo Feliciano de volta às Caldas
29.11.2008
Este é um regresso do artista plástico e músico às Caldas da Rainha, depois de vários anos de ausência com os seus trabalhos. Isto apesar de manter uma ligação à cidade, principalmente por causa da sua família.
O concerto com Márcia Santos na noite do passado sábado, encheu o foyer do CCC, não só de público, mas também de melodias fortes e agradáveis. “Há muita gente a fazer música, mas não há muita gente a fazer música como ela faz”, comentou João Paulo Feliciano, líder dos míticos Tipa and The Top Ten.
Nas Caldas deram o primeiro concerto em conjunto. “A ideia é construir um corpo instrumental para as músicas da Márcia”, que até agora eram apenas acompanhadas pela guitarra acústica da cantora.
Todos os temas tocados são originais e existe a vontade dos músicos em gravar um disco. “Temos que fazer as coisas com tempo e calma”, referiu Márcia Santos, que cruza a música com a sua actividade como artista plástico.
Quanto à exposição "The Blues Quartet", esteve quatro meses em exposição no Contemporary Arts Center de Cincinnati, nos EUA, em 2007, regressando agora a Portugal e terminando a sua tournée nas Caldas da Rainha.
A instalação principal é composta por uma mesa de madeira sobre a qual o espaço é dividido em quatro áreas por um acrílico azul, e cada uma dessas áreas é ocupada por uma lâmpada accionada por moduladores de luz e som que variam de intensidade com o efeito da música.
“The Blues Quartet” é trabalhado conceptualmente como se de uma verdadeira banda se tratasse. “É uma metáfora de uma banda. Em torno dessa peça, construi outras peças, brincando com a ideia de uma banda”, explicou o artista.
Na sua opinião, esta é uma peça muito sugestiva para fazer o cruzamento “entre o mundo da arte e o mundo da música, como tem acontecido muitas vezes no meu percurso criativo”.
Para João Paulo Feliciano, a abertura do CCC é uma boa razão para voltar às Caldas. “Nós temos que tirar o máximo partido deste equipamento, enquanto público e como artistas. Isto foi feito para ser usado e espero que esta seja a primeira vez de muitas. As condições aqui são fantásticas”, sublinhou.