Ciclo de Cinema Francófono
24.03.2010
Vão ser exibidos os filmes "La vraie vie est ailleurs", de Frédéric Choffat, "L´île de Black Mor", de Jean-François Laguionie, e "La Grande Séduction", de Jean-François Pouliot.
"La vraie vie est ailleurs" (Embaixada da Suíça)
Estação de Genebra. Uma mulher vai a Marselha dar uma conferência, um homem dirige-se a Berlim para conhecer o seu filho, uma jovem vai viver para Nápoles e quando se sentam uns em frente dos outros, uma nova realidade pode surgir. Três encontros, três histórias de vida que oscilam no cais de uma estação. E se a vida real estivesse noutro lugar?
"L´île de Black Mor" (Embaixada de França)
1803, Costa de Cornouailles. Um rapaz de 15 anos, o “Kid”, vive num orfanato onde as crianças são mal tratadas.
Não sabe o seu nome e os seus únicos momentos de paz são aqueles em que, no refeitório onde um velho professor lê um livro, assiste aos relatos da vida de Black Mor, um célebre pirata.
As suas aventuras fascinam-no e Kid sonha em parecer-se com ele.
Um dia, uma carta do pai do Kid chega ao orfanato, na qual diz querer voltar a ver o seu filho. Contudo o director opõe-se e ele foge.
Este apenas ficou com o livro que conta as proezas de Black Mor e o mapa de uma ilha do tesouro.
"La Grande Séduction" (Embaixada do Canadá)
Um morador da pequena vila piscatória Sainte-Marie-La-Mauderne, Germain tenta convencer uma empresa multinacional a montar uma fábrica na periferia da mesma.
Antigo porto de pesca, Sainte-Marie-La-Mauderne passa tempos difíceis e a maioria dos seus moradores está, agora, desempregado.
A fim de satisfazer os requisitos de seguros da multinacional, Germain deve convencer um médico a estabelecer-se na vila.
Liderados por Germain, os 150 habitantes vão fazer tudo o que está ao seu alcance para convencer um jovem médico a ficar na comunidade.
Como eles estão cada vez mais perto do seu objectivo, e reconhecendo que, na sua relação com o médico, existiu uma ténue linha entre a persuasão e a mentira, Germain e os outros moradores têm que escolher entre a sua fábrica... e a sua integridade como comunidade.