Concerto dos «Anaquim»
27.03.2010
Nascido em 2006, o projecto conta ao vivo com alguns dos melhores músicos de Coimbra que não deixam de dar o seu cunho pessoal ao resultado final, todo ele leve na forma e forte no conteúdo.
As músicas têm sempre uma portugalidade e uma actualidade que cria uma empatia imediata com o ouvinte.
Depois do primeiro E.P., Anaquim lançaram a 1 de Março o seu primeiro álbum, “As Vidas dos Outros”, onde se revelam as crónicas urbanas deste duende, teimoso na sua mania de pensar o mundo como gostava que ele fosse
“As Vidas dos Outros”, revela-nos um talentoso músico, compositor e letrista, acompanhado de excelentes instrumentistas e de uma atitude lúdica e divertida, pois, como disse José Rebola, a música deve ser também entretenimento e folia, sugerindo que a melhor forma de enfrentar os nossos medos e monstros é fazendo-os dançar.
“Um novo personagem cresce. Anaquim nasce da poeira das ruas, espreitando antes de atravessar. Entre os despojos da cidade e do pensamento urbano, surge este duende que não ama nem dorme, e se esconde a observar o mundo dos outros como se dele nao fizesse parte.
Mais tarde, nas noites em que pouco há para observar, porque o mundo parou ou porque fecha os olhos, escreve os seus pensamentos e segreda-os cantando, teimoso na sua mania de pensar no mundo como gostava que ele fosse... “