Skip to main content

«Conflitos regionais, Leiria e Caldas da Rainha, no contexto do Estado Novo nas décadas de 30 e 40»

09.07.2008

quarta-feira, 0:00

 

"A partir de cartas trocadas entre Bissaya Barreto, Horácio Eliseu e António Montez, o historiador caldense apresentará “um duro combate pela afirmação de interesses regionais que se mostravam incompatíveis”.

Segundo João Bonifácio Serra, a documentação em que se baseou para este trabalho faz parte do acervo de Horácio Eliseu que o seu filho confiou ao Arquivo Distrital de Leiria.

Trata-se de um conjunto de dossiês relativos a uma exposição que começou a ser preparada em Leiria em 1937 e que se pretendia constituísse um momento de afirmação de entidade distrital, contra a projectada criação das províncias.

Na arrumação provincial, o norte do distrito era colocado na Beira Litoral, com capital em Coimbra, e o sul na Estremadura, com capital em Lisboa.

A exposição, de que Horácio Eliseu foi comissário, só veio a ser concretizada em 1940, associada às Comemorações dos Centenários que o Governo decidira entretanto lançar.

Esta associação não se revelou pacífica, suscitando um conflito regional com Caldas da Rainha onde se preparava para a mesma altura uma exposição similar. A forma e protagonistas desse conflito, são o tema desta conversa, numa co-organização do CCC e da associação Património Histórico."