Crianças adoraram “Xerazade Não Está Só!”
21.12.2008
A peça é uma adaptação feita pelo escritor António Torrado da história de “Sindbad, o Marinheiro”, a partir das “Mil e uma Noites”. Duas jovens refugiam-se num improvisado abrigo anti-aéreo, algures, numa cidade não identificada do Médio-Oriente.
Para vencer o medo e o tempo, Xerazade, a mais velha, conta à irmã histórias maravilhosas, quando todas as aventuras da fantasia eram possíveis. Concentradas nas viagens de Sindbad, o Marinheiro, esquecem onde estão. Neste caso, Xerazade e a irmã (uma marioneta) são protagonizadas pela actriz Carla Chambel que está grávida de seis meses.
Marionetas e actores sobem ao palco num divertido espectáculo que deixou muitas crianças em êxtase, principalmente numa das últimas cenas em que aparece uma personagem num trapézio.
Criado pela Artemrede, com as companhias Lua Cheia e o Teatro de Marionetas de Mandrágora, “Xerazade Não Está Só!” terminou nas Caldas da Rainha a sua digressão nacional.
Maria João Trindade, encenadora, estava muito satisfeita com os resultados obtidos, porque o espectáculo foi um sucesso em todo o lado em que passaram. “É bom poder terminar aqui nesta grande casa. O CCC é um espaço belíssimo e ninguém está à espera de encontrar algo assim, mesmo quando se ouve falar que é grande”, referiu.
As três apresentações nas Caldas da Rainha foram as que contaram com mais público, mesmo que nem toda a sala fosse preenchida para que todas as crianças pudessem apreciar da melhor maneira a peça. No total mais de 800 crianças assistiram ao espectáculo.
Fez parte também do Xerazade, um atelier denominado “Monstros Marinhos”, em que as crianças inscritas puderam criar as suas próprias marionetas e aprender a manipulá-las, através de jogos dramáticos.
O atelier foi coordenado por Clara Ribeiro e Filipa Alexandre, do Teatro de Marionetas de Mandrágora, que foram também marionetistas no espectáculo. “É um trabalho cansativo, mas eles gostam muito do resultado e podem levar a marioneta para casa”, comentou Filipa Alexandre.